Background

Notícias

Estudantes da EBM Clara Urmann Rosa visitam a Câmara Municipal

Compartilhar

Os alunos do 5º ano da EBM Clara Urmann Rosa realizaram uma visita de estudos à Câmara de Vereadores de Chapecó com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e apresentar sugestões de melhorias para o bairro, elaboradas pela própria turma.

A professora Jeruza Vanessa Lima, responsável pela atividade, explica como a proposta surgiu. “Na escola estamos trabalhando sobre os três poderes. A proposta da visita é permitir que os estudantes acompanhem uma sessão legislativa, conheçam o plenário e entendam como funciona o trabalho dos vereadores”, destaca.

Durante a visita, as crianças entregaram cartas coletivas e individuais aos parlamentares, apresentando demandas e sugestões voltadas à melhoria da comunidade e do entorno da escola.

A estudante Ana Lívia Hack Alves conta como foi o processo de elaboração das propostas. “Cada aluno escreveu no caderno as melhorias que considerava importantes. Depois, a professora Jeruza reuniu as ideias no quadro, nós debatemos os assuntos e construímos juntos a carta com sugestões para o bairro”, relata.

Entre as demandas apresentadas está a preocupação com os animais abandonados e a necessidade de melhorias na infraestrutura viária da região. “Perto da nossa escola há muitos animais abandonados e algumas ruas precisam de melhorias no asfalto. Por isso, pedimos aos vereadores que olhem para essas questões. Esperamos que eles leiam nossas cartas com atenção e possam nos ajudar”, afirma o estudante Miguel Lucca Martins da Silva.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, ressaltou a importância da atividade para a formação cidadã das crianças. “Ao conhecerem o papel dos vereadores e participarem ativamente da construção de propostas para sua comunidade, os estudantes desenvolvem responsabilidade social e compreendem que também podem contribuir para a transformação da realidade onde vivem”, enfatiza.

Precisa de ajuda? Clique para falar com nosso assistente virtual!
0
Atendimento Virtual

Olá! Sou o assistente virtual da Prefeitura de Chapecó. Como posso ajudar?