Com a previsão de mudanças climáticas como o aumento de chuvas na região Sul do país, provocado pelos efeitos do aquecimento das águas do Oceano Pacífico, a Prefeitura de Chapecó criou o Comitê Municipal de Acompanhamento dos Efeitos do Fenômeno El Niño.
Esse comitê foi instituído pelo Decreto n° 52.228, assinado no dia 28 de maio pelo prefeito de Chapecó, Valmor Scolari.
Nesse comitê nós reunimos a Defesa Civil, superintendências e as secretarias municipais que estão envolvidas na prevenção e no atendimento das famílias caso ocorra algum evento climático de impacto em nosso município. Isso garante uma ação coordenada e mais rápida além, é claro de tomar com antecipação as medidas necessárias para amenizar possíveis efeitos, disse Scolari..
A Defesa Civil vai coordenar algumas ações e orientar outras para preparar a cidade para o enfrentamento do El Niño. As ações serão controladas através do nosso monitoramento. O objetivo principal é que as secretarias tenham ações coordenadas, disse o Diretor de Proteção e Defesa Civil, Walter Parizotto.
Mesmo antes da criação do Comitê a Prefeitura de Chapecó já vem realizando ações preventivas, como a limpeza de galerias, desassoreamento de rios e córregos e também palestras de prevenção e orientação nas escolas.
O Comitê Municipal de acompanhamento dos efeitos do fenômeno El Niño é composto pelos representantes dos seguintes Órgãos municipais:
I - Diretoria de Proteção e Defesa Civil;
II - Secretaria de Governo SEGOV
III - Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana SEINFRA;
IV - Secretaria de Agricultura e Pesca SEAP;
V - Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria SEURB;
VI - Secretaria de Segurança Pública SEPU;
VII - Superintendência Regional da Grande Efapi;
VIII - Superintendência Regional do Distrito de Marechal Bormann;
IX - Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária.