Background

Notícias

Educação Infantil: Projeto estimula momentos de leitura.

Compartilhar

Buscando resgatar o interesse das crianças pelos livros, o Centro de Educação Infantil Municipal Maria da Luz Borges iniciou o Projeto “História na Tenda”. Para estimular o gosto pela leitura as atividades promovem momentos de ludicidade, encantamento, descobertas e de contação de histórias.

O Projeto surgiu em virtude do rico material literário disponível no espaço educativo. A partir disso foram selecionados trinta exemplares para compor o ambiente, atualizados a cada semana. “A Leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança, sendo esta realizada de maneira prazerosa torna-se muito mais fácil despertar o gosto e o envolvimento desde cedo por ouvir histórias, por fazer novas descobertas através do mundo da imaginação e por ter essa oportunidade em visitar um espaço selecionado para esta prática”, explica professora Mônica Maria Tourinho Oldiges

A Tenda foi construída pelos próprios profissionais de forma sustentável, feita com materiais reaproveitados da instituição, resultando num espaço para instigar a criatividade de uma forma acolhedora e prazerosa para que os momentos de contação de histórias e o manuseio dos livros aconteçam e por fim as crianças criem o gosto pela “Hora do Conto”.

Para a Secretária de Educação, Sandra Galera, “desenvolver atividades que incentivem a leitura e o gosto por aprender através de histórias é de grande valia, por ser nesta idade que as crianças absorvem conhecimentos com maior facilidade, sendo atividades diferenciadas e realizadas em um espaço preparado e pensado em prol de hábitos que facilitem no futuro desejo por aprender mais através de leituras tiradas de livros, é transformador”.