Background

Notícias

Confecção de Pompom como ferramenta pedagógica em escolas de Chapecó

Compartilhar

Muita criatividade e concentração marcaram os dias da Escola Básica Municipal Thereza Gaboardi Baldissera, da Linha Monte Alegre, com crianças de 07 a 10 anos de idade, das turmas multisseriadas.O projeto “Pompom de l㔠surgiu pela necessidade de ajudar os alunos na concentração, ao realizar atividades em sala de aula, uma vez que alguns alunos apresentavam dificuldade de aprendizagem. Então foi pensada pela professora e coordenadoras da escola, a realização de atividades que despertassem o interesse dos alunos através de sua própria criatividade.

Foi onde surgiu, a ideia de utilizar a lã e o manuseio da mesma como forma de estimular a coordenação motora, concentração, combinações de cores e principalmente, a autoestima dos alunos, tendo como principal objetivo, melhorar a aprendizagem das crianças em sala de aula. Os alunos confeccionaram pintinhos em forma de chaveiro e bonecas e levaram para casa como lembrança de muito aprendizado.

A professora Ziolkowski Piroli explicou que o projeto partiu do interesse dos alunos pelos os animais e por isso, entre as atividades desenvolvidas, a que despertou maior interesse e dedicação das crianças foi a atividade criando os animais com pompom. “Pode- se perceber a melhora da coordenação motora, da concentração e das crianças em sala de aula além de despertar o interesse e a curiosidade sobre os animais”, comentou.

Para o aluno Gabriel Hamera Pereira, de 11 anos a atividade foi especial pois pode participar de uma atividade diferente com os colegas. “Eu adorei o projeto porque com ele aprendemos mais e podemos colocar nosso pompom onde a gente quiser, no carro ou até mesmo, dormir com ele”, explicou. Já para a aluna Estefeni Cristina Ferreira, de 8 anos, gostou de aprender e vai ensinar a mãe a irmã em casa. “Eu gostei muito do projeto porque ele estimula nossa concentração, as aulas são bem legais e divertidas”, disse.

Para a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera é importante o contato da arte por crianças e adolescentes. “Primeiro, porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que são de suma importância no processo de ensino e aprendizagem”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?