Inicia o Festival Dança Chapecó

As cores, os sons e os movimentos do folclore colombiano abriram, na última quinta-feira (14), o Dança Chapecó – Festival Sul Brasileiro de Dança. Estreitando ainda mais os laços existentes entre Chapecó e a Colômbia, os músicos e dançarinos trouxeram para o palco do Teatro Municipal, a identidade cultural do país. Inspirados em ritmos africanos e espanhóis, origem de sua colonização, os dançarinos da Corporación Musical Son Bareke, da cidade de Ibagué e o Grupo de Musica Y Danza Folclórica del Centro de Estudos Superiores Maria Goretti, mostraram seus costumes e suas tradições, especialmente para os Chapecoenses.

A cerimônia oficial de abertura contou com a presença da comunidade, dançarinos, coreógrafos, produtores, jurados, figuras públicas e autoridades. De acordo com o Prefeito Buligon, o Festival Dança Chapecó já é um evento tradicional no Município. “Esse grande encontro entre bailarinos que estão começando, outros com uma carreira renomada no cenário cultural, é um ótimo momento para conferirmos o trabalho dos artistas de Chapecó e região, valorizarmos esse importante trabalho que mantém ativo nosso cenário cultural e uma oportunidade para a comunidade participarem de uma rica experiência cultural”, disse.

Mostra Competitiva

Além das apresentações especiais de abertura, a primeira noite do evento contou com 38 coreografias na mostra competitiva, nas modalidades de danças urbanas, ballet clássico, jazz, dança contemporânea, sólo e em grupos. As melhores coreografias foram premiadas como “os melhores da noite”, conforme avaliação do júri técnico, composto por Bianca Scliar, Brysa Mahaila, Denys Nevidomyy, Edson Santos e DS Fuel, profissionais com renome internacional em áreas específicas da dança.

A avaliação é feita analisando critérios técnicos como qualidade de movimento, postura, desempenho, ritmo e artísticos como interpretação, criatividade, figurino e coreografia. No domingo o público irá conhecer os premiados durante todo o Festival, entre os participantes das quatro noites. A premiação soma mais de R$ 8 mil, em cinco categorias: bailarino destaque (infantil ou júnior), melhor bailarino, melhor bailarina, melhor coreografia e melhor escola ou grupo. Até o domingo (17), mais de 230 coreografias serão apresentadas na competição.

Atividades paralelas

O Palco Alternativo tem a expectativa de receber mais de 150 dançarinos de Chapecó e região, que não participam das competições para apresentações gratuitas, abertas à comunidade. O espaço fica junto à Feira do Dança que neste ano conta com 7 expositores, entre comércio de alimentos e itens do setor.

Cursos profissionalizantes com os jurados do evento também estão sendo oferecidos. As aulas acontecem em salas anexas ao Centro de Eventos e na Escola de Artes. De acordo com a professora de danças urbanas, Vanessa Pescador, esta é uma maneira de descentralizar o conhecimento. “Como estamos longe dos grandes centros esse festival proporciona, além da visibilidade dos trabalhos regionais, a difusão da dança, visto que é uma oportunidade para adiquirir conhecimento, trocar experiências e ideias. Não é somente uma apresentação, você pode discutir o que foi apresentado no palco, pensar a sua proposta artística e melhorar a sua técnica, com o contato com grandes profissionais do país”, enfatiza.

Programação

O Festival prossegue até domingo (17), os interessados em conferir a mostra competitiva podem adquirir os ingressos antecipamente na sede da Escola de Artes, Av. Nereu ramos, 728D, no valor R$20 e meia entrada R$10 (estudantes e idosos). Na hora custarão R$25 e R$15. A Feira do Dança abre das 10h30 às 18h, e as apresentações no Palco alternativo são realizadas das 15h às 17h.

A programação completa das competições você confere no link www.dancachapeco.com.br no menu competições.