Background

Notícias

Uma viagem pelo Sistema Solar

Compartilhar

Conhecer o sistema solar, planetas, estações do ano e o lugar em que vivemos, para que os alunos compreendam essa imensidão que é o Planeta Terra. Este foi o projeto desenvolvido com as turmas de pré-escolar de 5 e 6 anos do Ceim Pequenos Heróis do Bairro Efapi. O objetivo era desenvolver o conhecimento sobre os planetas instigando a curiosidade das crianças a fim de que consigam compreender como é o funcionamento do sistema solar e quais as influências das estações do ano na vida das pessoas.

As atividades iniciaram com roda de conversa e apresentação de imagens sobre as diferentes estações do ano, bem como, as vestimentas adequadas e as mudanças que ocorrem em cada estação: flores, chuva, calor, frio etc. Depois disso, as crianças foram para a área externa do CEIM para observar o céu, ressaltando o que conseguiram ver durante o dia. Para finalizar esse projeto, foi realizada uma noite de observação dos planetas, convidando o astrônomo amador e professor Diego de Bastiani que realizou uma palestra sobre o sistema solar. Em seguida com telescópio, as crianças puderam observar a Lua, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Aglomerado de estrelas da borboleta, Constelação de Sagitário, Escorpião e também o Cruzeiro do Sul. As famílias acompanharam seus filhos e também realizaram a observação.

De acordo com a professora Nalva Ravazo é importante que as crianças percebam o mundo em que vivem. “Moramos em um mesmo planeta, que temos os astros que regem vários fatores climáticos, ou seja, que compreendam a imensidão do nosso sistema solar”, comentou. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, o interesse das crianças acerca do céu e do universo é marcante, principalmente na educação infantil. “É nesse momento em que as perguntas e curiosidades estão afloradas, trazendo uma maior oportunidade para os professores iniciarem uma Ciência altamente motivadora, utilizando a astronomia como fio condutor deste processo”, finalizou.