Background

Notícias

Crianças aprendem mais sobre os animais

Compartilhar

Desde que iniciaram o projeto, os pequenos puderam vivenciar muitas experiências e conhecer diferentes animais. Começaram pela lagarta, que vira borboleta, passando até aos animais maiores. Visitaram o Museu Entomológico Fritz Plaumann na cidade de Seara que tem uma coletânea de aproximadamente 80 mil de borboletas, besouros, moscas, baratas e outros insetos da região. Outro passeio de estudo foi uma trilha pedagógica no sítio de um dos coleguinhas de turma, no qual puderam sentir a natureza ainda mais próxima.

No museu, além da observação, puderam confeccionaram um portfólio com desenhos dos insetos que conheceram e que mais chamaram a atenção. Na sala de aula, com auxílio dos familiares, construíram uma maquete com diferentes insetos e para a culminância do projeto, organizaram uma mesa repleta de lanches em formato de formigueiro, minhocas, joaninhas.

O aluno Francisco Lazzaretti Dori, de seis anos, conta que “existem lagartas que podem ser muito mais perigosas e venenosas que cobra e aranha”. Já a Maria Clara diz que aprendeu que não pode matar os bichinhos porque alguns até protegem as plantas como a joaninha que come o pulgão para proteger os girassóis.

Gabriela Lazzaretti, mãe do aluno Francisco, conta que como a família mora em apartamento tem pouco contato com jardim e natureza. Para ela, o projeto despertou interesse imenso em proteger os animais e cuidar da natureza. “Sobre o crescimento dele, como ser humano é incrível, além de aprender com os passeios, fortalecem os laços de amizade entre as crianças e isso certamente traz mais desenvolvimento para eles”, destacou.

A professora Ivanir Braatz Almeida destacou que o projeto foi bem aceito pelas crianças e por seus familiares. “Todo este trabalho é possível pela união da escola e da família, cada um contribuindo da forma como pode. Até mesmo indicando poesias para trazerem para sala de aula”, finalizou.