Confira a programação cultural gratuita para este final de semana em Chapecó

Dança, música, teatro e exposição, com artistas nacionais e internacionais, marcam as atividades culturais deste final de semana em Chapecó. As ações são uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó por meio do Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas e da Secretaria de Cultura. A programação pode ser aproveitada por todas as faixas etárias, tem horários alternativos e a entrada é gratuita. Confira:

Teatro

Na sexta-feira (19), às 16h, o Espetáculo “Narrativas do Indizível” chega a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). A atriz Lila Marilia traz um debate atual no projeto que circula por escolas públicas e universidades: um contraponto entre o feminino e o estereótipo do gênero. Usando como referência a literatura da escritora ucraniana naturalizada brasileira, Clarice Lispector, a narrativa potencializa as metáforas do universo feminino e trata de um assunto considerado pela artista “urgente e necessário”. O espetáculo dá voz a personagens que dialogam com mulheres contemporâneas e estimulam o debate sobre o tema.

Dança

Ainda na sexta, às 19h30 no Teatro do Sesc, Rua Brasília, o Espetáculo “Luzir” faz sua última apresentação pelo Edital das Linguagens. O projeto mostra por meio dos movimentos da dança contemporânea a busca pela espiritualidade e o caminho do autoconhecimento. A narrativa oferece compreensão acerca do despertar da consciência espiritual de cada um a partir de um ciclo fictício de entardecer até o amanhecer, onde cinco bailarinos representam uma tribo ancestral e sua conexão profunda com a natureza e os quatro: elementos: terra, água, ar e fogo. Com direção da bailarina e pesquisadora Paola Zonta, o projeto tem como objetivo principal difundir a linguagem da dança, valorizar a produção e a identidade local, e descentralizar a oferta de apresentações de dança, estimulando o uso de novos espaços culturais, levando as ações para diferentes comunidades.

Oficina

No sábado (20), das 9h às 16h, no Instituto Federal (IFSC) a atriz Lila Marilia ministrará uma oficina destina à mulheres “Se eu fosse eu – Jogos de criação de cena”. A atividade é destinada a mulheres, a partir dos 14 anos, com ou sem experiência em teatro. A oficina abordará uma introdução ao Teatro, com objetivo de proporcionar uma vivência do processo de criação de cena. As participantes elaborarão micro histórias a partir de um processo de vivência com textos selecionados pelas participantes, imagens, objetos. Trazendo como metodologia jogos teatrais que trabalham a noção de tempo e espaço, jogos que desenvolvem ações físicas e relação com o público. Inscrições pelo e-mail jacson@ifsc.edu.br .

Concerto

A Prefeitura de Chapecó, em parceria com a Unochapecó, realiza no próximo sábado o Concerto internacional Compartilhado. O evento conta com a apresentação do Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó, Coro Universitário da Unochapecó e participação especial do “Da Capo” - Coro Infanto-juvenil Feminino Dependiente de Itapúa - Paraguay. Mais 100 coralistas subirão ao palco para apresentar a sua arte. O evento acontece no sábado (20), às 20h no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, Rua Assis Brasil, 20D.

Exposição

Uma nova exposição está disponível para apreciação no Museu de História e Arte de Chapecó, na Av. Getúlio Vargas, em frente a Praça Coronel Bertaso. A mostra interativa "Ascensão", traz para o público os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Serviço de Atividades em Altas Habilidades/Superdotação do CAPP Chapecó. Os trabalhos permanecem para apreciação até o domingo (21). Além de trabalhos de artes visuais, pintura e desenho utilizando diferentes técnicas e referências, os visitantes irão se surpreender com a maneira que conseguem interagir com todos os trabalhos expostos. Diversas produções integram a Mostra, mas o destaque para os inventos produzidos pelos educandos, entre eles mini automóvel carregado a bateria que não utiliza combustível, jogos de xadrez, cubo mágico, telefone e caleidoscópio dos mais variados tamanhos. O horário para visitação é na sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia. No sábado e domingo das 14h às 17h.