Background

Notícias

Carteiras de Artesãos foram entregues a profissionais chapecoenses

Compartilhar

Denise Dutra é artesã e trabalha com pintura em telas há 61 anos. Ela é natural da região oeste catarinense e há alguns anos estava morando em São Paulo, trabalhando com artesanato e dando aulas na área de pintura. Recentemente veio para Chapecó morar com o filho e, depois de algum tempo parada, voltou a trabalhar com as telas. Ela é uma das artesãs de Chapecó que recebeu no sábado (20) a Carteira Municipal de Artesã, que tem, entre seus benefícios do registro, a possibilidade de participação em feiras, oficinas e cursos, além da segurança por estar em uma profissão reconhecida. Além de receber o documento, os profissionais participaram de uma palestra, proferida pelo Prefeito Luciano Buligon, que falou sobre a história econômica e o desenvolvimento de Chapecó nestes 101 anos de história.

Denise pretende voltar a atuar em Chapecó com as aulas. Ela expõem e vende suas telas, inspiradas em paisagens, frutas e flores, na tradicional Feira do Calçadão. Para ela, a Carteira possibilita a participação, pois adora a arte. “Aqui em Chapecó ainda estou conhecendo o público e a interação com os outros artesãos auxilia muito nesse processo de recomeço”, explicou.

A Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera comenta que a carteira é um reconhecimento e valorização à profissão de artesão. “Eles tem um talento muito grande e uma habilidade que poucos têm”, enfatizou Ulda. Ela fala sobre os avanços alcançados em Chapecó e que hoje muitos conseguem viver da renda do artesanato, destacando a importância da formalização dos profissionais para garantir os benefícios profissionais.

O Artesanato em Chapecó

Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 385 artesãos: 186 artesãos individuais (sendo 65 novos e 121 recadastrados); 06 associações; 04 Grupos de Mulheres (172 artesãos vinculados nas Associações e Grupos de Mulheres); 27 artesãos indígenas (22 da Aldeia Condá e 05 da Aldeia Toldo Chimbangue). Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. O objetivo é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Os profissionais têm como espaço para comercialização de seus produtos o Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além desses espaços, são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.

Precisa de ajuda? Clique para falar com nosso assistente virtual!
0
Atendimento Virtual

Olá! Sou o assistente virtual da Prefeitura de Chapecó. Como posso ajudar?