Os profissionais do CEREST Centro de Referência em Saúde do Trabalhador participaram de um curso de capacitação sobre Ações Básicas em Vigilância Sanitária promovido pela Vigilância Sanitária Estadual. A atividade aconteceu na segunda-feira (22) e foi direcionada para os novos fiscais sanitaristas do estado, com palestra sobre Saúde do Trabalhador. Além disso, também foram apresentadas as atribuições e os eixos de atuação do trabalho desenvolvido pelo CEREST.
Os eixos de atuação são: suporte técnico para processo notificatório, capacitações e ações educativas em saúde do trabalhador; suporte técnico para fiscalização - vigilância à saúde dos trabalhadores e suporte técnico para apoio sócioassistencial ao trabalhador acidentado.
Para o desenvolvimento de ações de fiscalização em saúde do trabalhador, os fiscais sanitaristas recebem suporte técnico dos profissionais do CEREST tanto para o planejamento quanto para a execução das ações. Foi dada ênfase ao trabalho desenvolvido pelo segundo eixo: Suporte Técnico para Fiscalização - vigilância à saúde dos trabalhadores por ser de maior relevância para o público presente.
Também foi ressaltado que as ações de vigilância e fiscalizações sanitárias devem transpor o objeto usual de intervenção, o produto/consumidor, de forma a considerar igualmente, como objeto de intervenção o processo produtivo/trabalhador/ambiente, ou seja, durante as inspeções sanitárias também é atribuição do fiscal sanitarista a atenção a saúde do trabalhador. Ainda foi apresentado também modelo de enquadramento legal pertinente, que respaldam as ações.