Background

Notícias

Escola de Chapecó festeja Halloween

Compartilhar

A magia, o misticismo e o encantamento que o Halloween traz estiveram presentes na Escola Básica Municipal Florestan Fernandes. O Halloween permite trabalhar conceitos como morte, espiritualidade, respeito às religiões, arte e culturas diferentes, multiculturalismo, lembrança, medo, terror. É uma data simbólica importante, pois temas difíceis podem ser tratados de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e a curiosidade.

De maneira interdisciplinar, os estudantes do 1º ao 9º ano compreenderam sobre as diferenças culturais entre países, pessoas e regiões distintas. Aprenderam sobre alimentos, bebidas e tradições dos povos e na parte artística se desafiaram em confeccionar muitos objetos decorativos reutilizando materiais e deixando o espaço completamente decorado. Através de diferentes projetos como teatro, contação de história e dramatizações, cada turma preparou e apresentou aos colegas momentos culturais envoltos em muita cumplicidade, criatividade e diversão. Foram utilizadas duas salas de aula e o corredor como palco das apresentações.

De acordo com a professora de Arte, Juceli Nardi, trabalhar o Halloween em conjunto com as disciplinas de inglês, ciências e arte foi um desafio que visou incentivar os alunos a se expressarem através do teatro dramatizando histórias, como por exemplo, “A Aparição do Bosque” de Dinara Tessari e Ivandra Matiassi. Segundo ela, foi compensador, pois a cada nova apresentação os alunos se soltavam mais e se envolviam na atividade. “Criar poções mágicas com o quinto ano trabalhando a imaginação, criatividade, oralidade, escrita das poções envolvendo os alunos na criação de cada página de um livro de poções com desenhos colagens, pinturas envelhecendo as páginas e apresentando para turmas do ensino fundamental 2 foi o fechamento de um ano onde desafios foram propostos e superados medos angústia mas principalmente ver o quanto eles evoluem a cada novo desafio”, explicou.

Para a aluna Jhenifer Pereira da Silva, do 9º ano, além de aprender a língua inglesa também desenvolvemos nossas habilidades artísticas manuais e de dramatização. “O teatro que estamos apresentando é baseado em uma série de TV e adaptamos aqui para sala de aula. Foi um desafio imenso, mas nos superamos”, esclareceu. Para a professora da disciplina de Inglês, Dirlene Grígolo, quando pensamos no projeto de Halloween, a diversidade cultural foi um dos principais pontos destacados. “É necessária a compreensão de que não é apenas uma festa à fantasia e sim faz parte uma cultura diferente que não é do mal e também tem uma carga cultural imensa desde como se trabalha o dia dos mortos nos outros países, e a celebração da festa da colheita, precisamos aprender a respeitar o diferente”, enfatizou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, trabalhar na escola as diferentes culturas e modos de vida dos povos, sempre amplia a visão de mundo. “Esta atividade em especial desenvolve neles a criatividade, o espírito de equipe e traz a dramatização para escola e para suas vidas”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?