Simulado da Prova Brasil é aplicado nas Escolas Municipais

Nesta terça-feira (19), a Secretaria de Educação de Chapecó realizou a aplicação do simulado da Prova Brasil, em 42 Escolas Básicas Municipais urbanas e do campo. Fizeram a prova mais de 2000 alunos de 5ª e 9ª série do ensino fundamental.

Dentre os objetivos do mecanismo está a verificação da qualidade de ensino na educação, especificamente nas séries iniciais e finais. A finalidade, além de preparar o aluno para a Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), em todo o território nacional, é obter um diagnóstico dos conhecimentos básicos da língua portuguesa e da matemática.

O simulado segue os moldes da Prova Brasil, com todo o sistema de aplicação, com base nas matrizes de referência da Prova, quantidade e tipos de questão e tempo determinado para respostas e preenchimento do gabarito. As questões foram organizadas por blocos, sendo que integram a prova dois blocos de 25 questões por disciplina. Com os resultados, a Secretaria de Educação, irá obter um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes.

Em Chapecó, a Prova Brasil está prevista para Novembro. “Esta iniciativa da Seduc prepara os alunos para o dia da realização da Prova Brasil, lembrando-os dos cuidados na hora da prova, deixando-os seguros e familiarizados com toda a estrutura de aplicação e marcação do gabarito”, disse a Secretária de Educação, Sandra Galera.