Background

Notícias

Pequenos escultores brincando de artista

Compartilhar

Criar esculturas, modelar, aprender diferentes dobraduras e produzir formas com materiais diversos a fim de estimular o fazer artístico, imaginação e criatividade. Este foi o projeto trabalhado no CEIM – Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Pelizza, no Bairro Líder com crianças de 4 e 5 anos do pré-escolar. O projeto iniciou com uma roda de conversa indagando as crianças “O que é uma escultura?”. As crianças respondiam o seu ponto de vista, sem nenhuma interferência por parte da professora. A ideia é que verbalizassem o que pensam sobre o assunto. Após muita conversa a professora apresentou para as crianças algumas esculturas, inclusive as que existem em nossa cidade, por meio de imagens.

Depois disso, com rolo de papel higiênico, caixinhas de papel e muita criatividade, as crianças criaram esculturas inspirados no artista Pablo Picasso, fazendo a releitura da escultura “O gato” do artista recifense Romero Britto. Os pais também participaram das atividades fazendo em casa a massinha de modelar. Com a massinha já pronta, as crianças construíram paisagens e animais. Também fizeram com argila a modelagem de um peixe e colocaram as lantejoulas para fazer as escamas. O projeto revelou pequenos grandes escultures.

A aluna Amanda Cristina Zamboni gostou de participar e fazer escultura. “Fizemos muitas atividades legais. Adorei amassar o barro e de falar a poesia da borboleta”, disse. De acordo com a professora Liamara Ogliari foram trabalhados conteúdos como: escultura, modelagem, dobradura e arquitetura. Ela explica que foram criadas esculturas tridimensionais com papel, isopor e papelão usando obras de arte, ainda realizamos modelagens com massinha de modelar produzidas pelas famílias e com argila e aprenderam diferentes dobraduras desenvolvendo a atenção, a concentração e a coordenação motora fina. “Os objetivos foram alcançados e os alunos desenvolveram as atividades de forma lúdica e prazerosa por serem diferenciadas”, comentou.

A professora disse ainda que a arte tem papel importante no desenvolvimento da criatividade das crianças. “As iniciativas artísticas, quaisquer que sejam suas naturezas, têm um papel importante no desenvolvimento, a expressão artística tem a ver com imaginação e com a capacidade de enxergar o mundo”, finalizou.