Prefeitura abre consulta pública para aprimorar o Edital das Linguagens

Você quer contribuir para melhorar o Edital das Linguagens? Então esta é uma ótima oportunidade. A Prefeitura de Chapecó por meio da Secretaria de Cultura abriu consulta pública online para saber a sua sugestão para aperfeiçoar o mais importante instrumento de financiamento e incentivo cultural em Chapecó.

Podem participar produtores culturais, representantes de fóruns/setoriais de linguagens artísticas, membros do Conselho Municipal de Política Cultural, avaliadores, agentes e gestores culturais e demais interessados em participar do processo de revisão e atualização do edital existente.

Os interessados podem propor mudanças e apresentar a sua própria sugestão para o Edital das Linguagens de 2019 até 26 de novembro. Para participar da consulta pública, basta preencher formulário on-line informando dados pessoais como nome, telefone e e-mail, e as sugestões de alteração, lembrando sempre de identificar os respectivos itens.

Nesse link você pode acessar a minuta do edital e também acessar o formulário https://goo.gl/rnnebW . Para 2019 o Edital prevê o investimento de R$602 mil em projetos culturais.

Após a consulta pública on-line será realizada uma audiência pública para validação das propostas recebidas, que será realizada ainda em novembro deste ano. Todas as contribuições serão analisadas pela Secretaria de Cultura e poderão ser incorporadas ao texto do edital, levando em consideração o conteúdo, fundamentos, justificativa e base legal das sugestões.

O que é o Edital das Linguagens?

O Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó trata-se de um prêmio de iniciativa da Prefeitura de Chapecó destinado a projetos culturais. Os proponentes selecionados, após avaliação, recebem uma verba para desenvolver os seus projetos, e como contrapartida social realizam ações gratuitas junto à comunidade, oportunizando a construção do conhecimento, oferecendo novas experiências e democratizando o acesso aos bens culturais.

O documento é um dos principais incentivadores na área cultural no Município. Diversas ações contempladas pelo Edital movimentam o cenário cultural na cidade. São espetáculos teatrais e de dança, mostras, apresentações, curso gratuitos voltado à produção textual e a profissionalização de mulheres na música, oficinas, que aproximam a arte e a cultura da comunidade e oferecem ferramentas de transformação social.

Somente na edição de 2018 foram contemplados 38 projetos que abrangem às áreas de Artes Populares, Artes Visuais, Dança, Livro-Leitura e Literatura, Música, Audiovisual, Teatro, Formação em Cultura, Eventos Artístico-Culturais, Patrimônio Cultural Material e Imaterial. O Edital teve sua primeira edição em 2013, com o investimento de R$ 250 mil. Atualmente esse valor é de R$550 mil, sendo que até hoje o investimento no Edital soma mais de R$ 2 milhões em cerca de 150 projetos contemplados nas mais variadas áreas e abordagens.