Levantamento aponta oportunidades para desenvolvimento de Chapecó

Indicar as atividades econômicas que se configuram como alternativas para a geração de micro e pequenos empreendimentos, bem como investimentos em negócios de grande porte, visando impactar a dinâmica econômica e social local. Este é o foco do LEVANTAMENTO DE OPORTUNIDADES que o Sebrae/SC entregou nesta segunda-feira (19) ao Poder Público Municipal de Chapecó, durante evento que reuniu lideranças políticas e empresariais, na Prefeitura. O documento integra as ações do Programa Cidade Empreendedora, implementado no município no início deste ano.

O Levantamento de Oportunidades está alicerçado em dados expostos no estudo “Chapecó em Números”. Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a publicação detalha as oportunidades geradas a partir dos ativos físicos existentes, sejam naturais ou relacionados à infraestrutura disponível, o perfil da economia local, análise das atividades econômicas dinamizadoras da economia, o potencial gerado pela especialização na formação de recursos humanos e a identificação das principais alternativas para empreender, entre outros aspectos.

“Observamos a importância que temos na área do atacado, da infraestrutura de transporte, de geração de energia, além de termos uma leitura clara do potencial de turismo, entre outros aspectos que poderão ser trabalhados. O documento está à disposição da sociedade e seu papel é servir como base ao gestor público local, empreendedores e investidores para que possam avaliar a melhor forma de investir nos potenciais existentes”, enfatizou Parmeggiani.

Para o prefeito Luciano Buligon, é fundamental ter em mãos um documento que apresenta um diagnóstico perfeito do município e região com a descrição dos potenciais para desenvolver. “Temos grandes potencialidades para serem promovidas e, com certeza, esses dados servirão de apoio para que possamos assumir juntos o desafio de construir uma cidade ainda mais empreendedora e sustentável. Além de termos a consolidação da economia no agronegócio que vem crescendo a cada dia, temos também espaço em outras áreas que viemos nos destacando como o setor de eventos e turismo. Esse estudo ajudará na preparação do município que queremos para o segundo centenário e já podemos afirmar que a inovação é o grande caminho”.

O secretário de desenvolvimento econômico de Chapecó, Marcio Ernani Sander, salientou a importante sintonia existente entre Prefeitura e Sebrae/SC para a promoção do desenvolvimento de Chapecó e região. Mencionou o forte empreendedorismo na área de educação, gastronomia, eventos, entre outros que foram estratégicos para a geração de emprego e renda nos últimos anos, além de destacar o potencial existente para crescer e conquistar um protagonismo ainda maior com a implantação de iniciativas inovadoras. “Temos a certeza de que o Levantamento de Oportunidades nos ajudará a apontar caminhos”, finalizou

PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

O Programa Cidade Empreendedora foi implantado no início deste ano em Chapecó com o objetivo de planejar, desenvolver, implantar e gerenciar soluções para intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento dos potenciais locais. São 34 soluções em vários setores visando atender demandas que incluem a questão da promoção da cultura do empreendedorismo, compras públicas, identificação de oportunidades e reflexão das estratégias que podem ser utilizadas para estruturar políticas públicas de apoio aos pequenos negócios, programa de educação empreendedora, entre outros aspectos. (Com informações da MB Comunicação).