Background

Notícias

Projeto Pirata das palavras: em busca do tesouro é realizado em escola de Chapecó

Compartilhar

Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, reconhecendo o conjunto de seus símbolos gráficos a fim de ampliar seu conhecimento sobre os usos sociais e as convenções da língua escrita. Este foi o projeto realizado no Centro de Educação Infantil Municipal - Ceim do Comércio, com a turma de 5 e 6 anos. O objetivo principal era conhecer a evolução da escrita, reconhecendo sua função social. A intenção era que as crianças percebessem que as letras (palavras) fazem parte do cotidiano das pessoas, a fim de participar de situações de escuta e ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais, identificando e relacionando as letras do alfabeto com os símbolos. Também, estimular o interesse por escrever, ainda que não de forma convencional, realizando registro de letras e palavras, a fim de levantar hipóteses em relação à linguagem escrita.

O projeto iniciou com a contação da história da escrita e do “Pirata de palavras” da autora Jussara Braga. Depois foi realizado com as crianças a “Caça ao tesouro”, no qual professora “pirata” desafiou os alunos a encontrar o baú dos tesouros, seguindo as pistas do mapa. Dentro do baú as crianças encontraram um texto contando sobre a importância deste tesouro, e explicando que as crianças irão utilizá-lo para ler e escrever, e que são as letras do alfabeto. Conforme combinado entre os alunos e a professora cada criança será responsável em levar o “baú do pirata” para casa e colocar nele um objeto (fruta, brinquedo, curiosidades...) que inicie com a letra indicada, bem como socializar com a família o porquê da escolha. Para encerrar, foi feito um portfólio do Projeto, para que crianças e familiares acompanhem o desenvolvimento dos seus filhos.

A professora Rita de Cassia Ribeiro Simões explicou que a partir de uma observação, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto para levar os alunos a fazer relação entre quantidade e numeral, letras e silabas. “A devolutiva do projeto está sendo boa, os pais ajudam os filhos em casa, bem como, as crianças trazem alternativas diferentes para explicar sobre seu objeto, mostrando o que tem interesse e o que mais gostam”, enfatizou. De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, o papel principal do educador é estimular os alunos à construção dos conhecimentos através das atividades lúdicas. “Isso faz com que as crianças sejam desafiadas a produzir e oferecer situações problema que serão impostas pelo educador, a fim de motivar a percepção e construção de esquemas de raciocínio, além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa”, comentou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?