Background

Notícias

Temporada Cultural: Primavera dos Museus inicia em Chapecó

Compartilhar

O Museu de História e Arte Antonio Selistre de Campos (MHAC), abre as portas para a 11ª Primavera dos Museus. Junto com 900 Museus de todo o País, a instituição traz atividades especiais e gratuitas à comunidade, como visitas mediadas, oficinas educativas, palestra e exposições, a partir do tema “Museus e Suas Memórias”.

Em Chapecó as ações acontecem até 18 de outubro e possibilitam diferentes momentos de interação e aprofundamento no tema. A Exposição “Descontinuidades: Espaços museológicos públicos de Chapecó”, conta a trajetória dos museus públicos do Município, discutindo impactos das políticas públicas na preservação dos bens culturais e da memória local.

A Mostra traz as memórias dos MHAC, dividida em cinco etapas, como sua primeira coleção, criação da lei, sede, mudanças de espaço e disposição nos dias atuais. A exposição faz uma viagem pela trajetória da instituição, a partir de objetos, fotografias e recortes de jornais, construída por meio de extensa pesquisa histórica. A curadoria do projeto é do Artista Visual Ricardo Garlet junto com o Historiador Cledir Girotto.

“A Primavera dos museus é uma oportunidade para darmos visibilidade ao Museu, poder contar a sua história e assim contarmos a história da comunidade. O grande desafio dos gestores na contemporaneidade está em aproximar o Museu de sua comunidade e é esse nosso principal objetivo com essas atividades. Queremos instigar as pessoas a pensarem para que serve um museu? Qual o nosso papel junto ao museu?”, explica Ricardo.

Para que os Chapecoenses ganhem voz e contribuam com as memórias do espaço, uma ação educativa possibilita que ajudem a contar a história dos 100 anos de Chapecó. A proposta “Cem/Sem objetos: Ação educativa de curadoria colaborativa” consiste da montagem de uma exposição composta por objetos escolhidos e cedidos pelo público, refletindo sobre sua memória local, a constituição dos acervos e o papel do espectador nos museus contemporâneos. “Queremos que a história seja contada pelo olhar da comunidade”, enfatiza Ricardo.

Para participar basta escolher o objeto que será exposto, levar até a sede do Museu, na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Praça Coronel Bertaso, preencher um cadastro e uma ficha técnica com algumas especificações do objeto que permanecerá em exposição por 30 dias, sendo devolvido aos proprietários após este período.

Além dessas duas exposições, a programação conta com oficina sobre conservação de documentos, desenvolvida com técnicos que atuam na área de preservação de arquivos e palestra aberta, nesta sexta-feira (22), às 20h, que abordará o tema “Museologia e patrimônio”, discutindo sobre transformações dos espaços ao longo da história da humanidade. As vagas são limitadas e podem ser reservadas pelo telefone (49) 3321 8509.

O Museu ainda traz a opção de visita mediada, que promove o intercâmbio de experiências, troca de conhecimentos e percepções, por meio da visita aos acervos em exposição, e pode ser realizada com agendamento prévio pelo número de telefone acima.

O que é a primavera dos Museus?

A Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiros dos Museus (Ibram), com o objetivo de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação entre museus e sociedade. Trata-se de uma temporada cultural que a cada ano aborda uma temática distinta. Realizada pela primeira vez em 2007, contou 874 eventos inscritos. Em 2016 mais de 2mil atividades foram realizadas no país, e neste ano o Instituto registra 2.500 ações gratuitas acontecendo em todos os estados brasileiros.