Sancionada lei que torna Chapecó e Naranjal, no Paraguai, cidades-irmãs

Chapecó, 27/11/2018, terça-feira - O prefeito Luciano Buligon sancionou a lei nº. 7.204, de 26 de novembro, última segunda-feira, declarando a cidade de Naranjal, no Paraguai, como Cidade-Irmã do Município de Chapecó.

A norma assegura diversas medidas para assegurar, maior intercâmbio e aproximação entre as cidades-irmãs, no âmbito das relações culturais, esportivas, sociais, ambientais e econômicas; o fortalecimento dos laços de amizade entre seus povos; acordos, convênios e programas de ação com o fim de fomentar o mais amplo conhecimento recíproco e intercâmbios, em especial na organização e gestão pública; a troca de informações e a difusão em ambas as comunidades das obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais, que respondam a seus respectivos interesses; outros programas de cooperação técnica entre ambas as cidades que poderão ser firmados de acordo com o mútuo interesse das partes.

O Poder Executivo Municipal de Chapecó poderá ainda denominar espaços públicos com homenagem a cidade de Naranjal e firmar atos diplomáticos e administrativos.

O prefeito de Chapecó, que é presidente do Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul (Bripaem), encontrou-se com o prefeito de Naranjal, Edoard Schaffrath, durante a realização da 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) recentemente em Chapecó.

Na oportunidade foram apresentadas oportunidades de negócios recíprocos. Segundo Edoard Schaffrath, empresas, indústrias e pessoas estão encontrando nova forma de investir, trabalhar e buscar o desenvolvimento, conectadas às oportunidades, resultados e qualidade de vida. O município, com 28 anos de fundação, 10 mil habitantes, fica no alto Paraná, a 83 km de Cidade Del Leste e a pouco mais de 100 km da fronteira com o Brasil.

Em razão das similaridades, na cultura e no potencial de crescimento, os dois prefeitos alinharam entendimentos no sentido de tornar Naranjal e Chapecó cidades irmãs. Na ocasião também foi sugerida que a Rota do Milho passasse a ser chamada de "Rota da Integração" em razão das novas parcerias. Para Buligon, "o Bripaem tem como primeiro case a Rota do Milho. Vamos abrir novas oportunidades a partir da aproximação entre os prefeitos e firmar compromissos para nos irmanarmos visando que nossos interesses sejam cada vez mais pauta das políticas além das fronteiras". (Com informações da MB Comunicação)