Background

Notícias

Sancionada lei que torna Chapecó e Naranjal, no Paraguai, cidades-irmãs

Compartilhar

Chapecó, 27/11/2018, terça-feira - O prefeito Luciano Buligon sancionou a lei nº. 7.204, de 26 de novembro, última segunda-feira, declarando a cidade de Naranjal, no Paraguai, como Cidade-Irmã do Município de Chapecó.

A norma assegura diversas medidas para assegurar, maior intercâmbio e aproximação entre as cidades-irmãs, no âmbito das relações culturais, esportivas, sociais, ambientais e econômicas; o fortalecimento dos laços de amizade entre seus povos; acordos, convênios e programas de ação com o fim de fomentar o mais amplo conhecimento recíproco e intercâmbios, em especial na organização e gestão pública; a troca de informações e a difusão em ambas as comunidades das obras culturais, turísticas, desportivas, políticas e sociais, que respondam a seus respectivos interesses; outros programas de cooperação técnica entre ambas as cidades que poderão ser firmados de acordo com o mútuo interesse das partes.

O Poder Executivo Municipal de Chapecó poderá ainda denominar espaços públicos com homenagem a cidade de Naranjal e firmar atos diplomáticos e administrativos.

O prefeito de Chapecó, que é presidente do Bloco Regional de Intendentes, Prefeitos, Alcaldes e Empresários do Mercosul (Bripaem), encontrou-se com o prefeito de Naranjal, Edoard Schaffrath, durante a realização da 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) recentemente em Chapecó.

Na oportunidade foram apresentadas oportunidades de negócios recíprocos. Segundo Edoard Schaffrath, empresas, indústrias e pessoas estão encontrando nova forma de investir, trabalhar e buscar o desenvolvimento, conectadas às oportunidades, resultados e qualidade de vida. O município, com 28 anos de fundação, 10 mil habitantes, fica no alto Paraná, a 83 km de Cidade Del Leste e a pouco mais de 100 km da fronteira com o Brasil.

Em razão das similaridades, na cultura e no potencial de crescimento, os dois prefeitos alinharam entendimentos no sentido de tornar Naranjal e Chapecó cidades irmãs. Na ocasião também foi sugerida que a Rota do Milho passasse a ser chamada de "Rota da Integração" em razão das novas parcerias. Para Buligon, "o Bripaem tem como primeiro case a Rota do Milho. Vamos abrir novas oportunidades a partir da aproximação entre os prefeitos e firmar compromissos para nos irmanarmos visando que nossos interesses sejam cada vez mais pauta das políticas além das fronteiras". (Com informações da MB Comunicação)

Precisa de ajuda? Clique para falar com nosso assistente virtual!
0
Atendimento Virtual

Olá! Sou o assistente virtual da Prefeitura de Chapecó. Como posso ajudar?