Proporcionar o conhecimento dos sons naturais e produzidos, percebendo suas diferenças, ampliando as formas das crianças de expressarem. Esse foi o projeto produzido pela Escola Básica Municipal Realeza, do Bairro Seminário, com crianças de 4 e 5 anos realizado na disciplina de Linguagens. A musicalização nesta fase está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças.
De acordo com a professora Ericléia dos Santos o projeto teve como objetivo principal estimular essa percepção auditiva das crianças de diferenciar entre sons longos, curtos, pausa, densidade, sons fracos, fortes, sons agudos, médio e grave e também o sons naturais e sons produzidos. Ela comenta que foram realizadas várias atividades como passeio ao ar livre pela escola identificando sons naturais e sons produzidos, confecção da galinha de material reciclável, vídeos, músicas, pintura dobradura e uma banda com materiais confeccionados e prontos. Desenvolvemos o projeto com o intuito de aprofundar o conhecimento das crianças em relação aos sons. Fizemos várias atividades e as crianças gostaram muito, esclareceu.
A aluna Heloisa Zanela, de 5 anos, gostou de ouvir os sons calmos, das árvores, das folhas. Gostei muito de tocar violão, disse. Já a aluna Laura Comanelli gostou de tocar flauta e ouvir o som do cachorrinho. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, a música possui um papel importante na educação das crianças pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, finalizou.