Sedema em Números: Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente apresenta balanço de 2018

Chapecó, 14 de dezembro de 2018 - sexta-feira - O relatório das ações realizadas em 2018 na área de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Chapecó foi apresentado na tarde desta quinta-feira (13/12), no auditório do Mercado Público Regional. Os números foram expostos pelo Secretário da pasta, Valdir Crestani, que fez oficialmente a entrega do relatório anual ao Prefeito, Luciano Buligon.

No encontro, a Sedema recebeu do Prefeito um novo veículo para auxiliar no trabalho de campo, uma caminhonete Fiat/Toro no valor de R$ 133.500,00. Um Drone também foi entregue. O valor investido foi de R$ 49.000,00. O equipamento irá contribuir para melhorar a qualidade de imagens dos relatórios, aprimorar o mapeamento e dimensionamento de áreas, e a fiscalização para fins de meio ambiente. “O Drone será um diferencial nas nossas atividades, facilitando, por exemplo, o acesso em algumas áreas, como locais muito íngremes”, explicou o Secretário Crestani.

O veículo e o drone foram adquiridos com recursos do Fundo Municipal para Reconstituição de Bens Lesados (FMRBL). No encontro, o Prefeito destacou o quanto o a Sedema tem apostado na inovação e na tecnologia para melhorar o dia a dia no campo. “A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente tem inovado e se preocupado em levar tecnologia aos nossos agricultores. O Drone chega pra somar e o GPS Rural é outro exemplo”, complementou o Prefeito.

Sedema em Números

Estradas Rurais

Para o trabalho de recuperação das estradas do interior, 20.222 cargas de cascalho e 930 tubos de concreto foram utilizados neste ano. O Secretário Crestani salientou a intercorrência das condições climáticas no trabalho de melhorias nas estradas, principalmente, a quantidade de chuva. “Neste ano tivemos chuva em 154 dias, um total de 1.699 milímetros. Choveu muito, mesmo assim conseguimos atender as demandas das comunidades”, destacou Crestani.

Assistência Técnica (Parceria com a Epagri)

713 famílias em 1611 oportunidades foram atendidas. 619 toneladas de calcário foram distribuídas a 36 famílias. 1033 sacos de sementes de milho foram entregues em 255 propriedades. Quatro kits forrageiros e quatro kits apicultura foram distribuídos. Foram elaborados 61 projetos de crédito, totalizando R$ 2.307.919,00.

Feiras

Nas 10 Feiras Livres existentes, 64 famílias atuaram diretamente em 101 boxes. O movimento econômico mensal estimado girou em torno de R$ 550 mil. Foi realizada uma Feira do Peixe Vivo em 2018, com registro de comercialização de 50 toneladas. Aconteceram duas edições da Feira de Mudas, que envolveram 31 expositores. Aproximadamente 30 mil mudas foram vendidas.

Abastecimento de Água (Programa Água Boa)

Somente em 2018, 291 novas famílias foram beneficiadas com abastecimento do Aqüífero Guarani, poços artesianos, fontes superficiais e construção de fontes.

Serviço Municipal de Inspeção Sanitária

Foram inspecionados 29.125 animais entre bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e aves. Com relação a estabelecimentos, 47 passaram por inspeção periódica ou permanente.

Programa SOS Bezerros

Até o dia 01 de dezembro, 420 bezerros foram entregues. Desde o início do Programa, em 2014, foram 825 animais doados. O Programa conta hoje com 35 doadores cadastrados e 112 receptores (produtores beneficiados).

GPS Rural Chapecó

246 propriedades estão monitoradas e com placas de identificação.