Chapecó, 19/12/2018, quarta-feira - Aluna da 9ª série do Ensino Fundamental, participante do Programa Novos Caminhos (TJ/SC) desde 2017, N.M.S.C., 15 anos de idade, foi uma dos 13 jovens homenageados na categoria regional "adolescente destaque", em ato realizado pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). N.M.S.C está no Serviço de Acolhimento mantido pela Secretaria de Assistência Social (SEASC) do Município de Chapecó, desde 2013.
O Programa Novos Caminhos é resultado da parceria entre o Tribunal de Justiça - TJ/SC, a Associação dos Magistrados Catarinenses AMC, o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, a Ordem dos Advogados do Brasil OAB/SC, a Federação do Comércio/SC, a Associação Catarinense de Medicina ACM, a Fundação ESAG, a Federação das Indústrias FIESC, a Federação do Comércio Fecomércio, a Fundação ESAG FESAG e Associação Catarinense de Medicina ACM.
De acordo com o TJ, a finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos em situação de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.
Ao ingressarem no Programa, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), respeitando-se as necessidades e o perfil de cada adolescente.
Após concluírem os programas de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o Programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-os a fazer parte da ação.
Desde 2013, o Novos Caminhos visa capacitar e qualificar adolescentes, a partir dos 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Neste ano, 303 jovens participaram do programa em atividades de aprendizagem, qualificação profissional e emprego efetivo.
Conforme a secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera, Chapecó foi reconhecida e homenageada pelas ações desenvolvidas no Serviço de Acolhimento (Equipe Técnica e aluna). Viajaram para receber a honraria, em nome do Município, a Coordenadora do Serviço de Acolhimento - Modalidade Família Acolhedora, Casa Lar e Família Extensa, Carolina Fernandes Diniz e a menor N.M.S.C., aluna regional destaque.
Ao Serviço de Acolhimento compete acolher a Criança e Adolescente, elaboração do PIA (Plano Individual de Atendimento), registrar as ações desempenhadas referentes ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, realização de visitas domiciliares, atendimentos psicossociais aos acolhidos e familiares biológicos, acompanhamento de visita dos familiares aos acolhidos, relatórios trimestrais ao Judiciário, quando destituídos do poder familiar, acompanhamento de aproximação de pretendentes a adoção, contatos com o Sistema de Garantia de Direitos SGD, considerando pessoas significativas para a criança e o adolescente na família extensa e na comunidade. A equipe é formada por um coordenador, psicólogo, assistente social e monitor. (Com informações da Assessoria da FIESC e do TJ).