Chapecó, 19/12/2018, quarta-feira - A pista do pouso e decolagem do Aeroporto Serafim Bertaso permanece dentro dos padrões de segurança operacional.
Técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC acabam de divulgar a conclusão do exame da pista. Essa verificação identifica a média da macro textura do pavimento com índice maior ou igual a 0,60mm. Todos os valores, no caso de Chapecó, estão acima desse limite, conforme relatório técnico assinado por Fernando Souza Santos, responsável pela execução do ensaio (o exame), e Leonardo Preusser, responsável pelo relatório.
O administrador do aeroporto Serafim Bertaso, Eglon Buraseska, explica que o Coeficiente de Atrito e Macro Textura da Pista é um exame que verifica, entre outros fatores de segurança, se a pista tem pontos com acúmulo de água e se mantém a aderência necessária (padrão internacional) para a segurança das operações aéreas.
Em razão do número de pousos e decolagens da aviação comercial (Gol, Avianca e Azul) que categoriza o aeroporto, Chapecó tem a obrigatoriedade de realizar o exame pelo menos uma vez ao ano. Depois de ser reaberta ao tráfego aéreo, em 2012, a pista recebeu mais de 50 mil operações de pousos e decolagens e continua segura.
"Isso se deve ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Comissão de Segurança Operacional, que estabelece as melhores práticas na vida útil do pavimento. E atesta que as medidas preventivas e mitigadoras realizadas via Acordos Operacionais entre as Empresas Aéreas, Concessionárias e Administração Aeroportuária com apoio de fiscalização constante, continua dando um excelente resultado", conclui Buraseska.