Chapecó, 20 de dezembro de 2018 - quinta-feira - Três instituições da comunidade fizeram o lançamento de cinco soluções tecnológicas para auxiliar na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher. Os instrumentos têm a participação da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos cursos de Ciência da Computação, Design e Sistemas de Informação da Unochapecó e da Comissão da Mulher Advogada, da OAB - Subseção de Chapecó.
Foram apresentados um filme sobre o Gibi Maria da Penha,um jogo educativo baseado na publicação e voltado para crianças e estudantes do ensino fundamental, e um programa de computador Chatterbot que simula conversação e trata da Lei Maria da Penha. Outras duas soluções compreendem um Botão do Pânico Mobile para casos de violência contra a mulher e um Sistema Web para auxiliar as vítimas de violência doméstica e familiar.
O presidente da OAB Chapecó, Tito Ortenilo Azzolini enfatizou a importância de trabalhar esses tipos de soluções através dos jovens e da mídia. É uma ação extraordinária, de cidadãos, por meio do casamento de ideias com as mídias digitais, afirmou.
Em nome da Unochapecó, o pró-reitor de Administração, José Alexandre De Toni, disse que os projetos desenvolvidos pelos cursos são uma mostra da essência da instituição como universidade comunitária. Adiantou que o projeto foi além do previsto e não para agora. Em nome dos cursos, o professor Sandro Silva de Oliveira, lembrou que as atividades começaram em fevereiro e citou a motivação dos alunos e professores.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Ulda Baldissera, em nome do prefeito Luciano Buligon, disse que a Administração será sempre incansável na defesa dos direitos da mulher, dentro dos propósitos de gestão das políticas públicas. Com base na situação enfrentada pelo Município, asseverou que a violência doméstica e contra a mulher é assustadora e avaliou que as soluções lançadas são ferramentas para o bem.
Representando a Secretaria da Segurança Pública de Santa Catarina, o diretor de Formação e Capacitação Profissional Tecnológica, Coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, salientou a importância das cinco soluções lançadas em Chapecó para o combate aos níveis de violência. Para ele, essas soluções têm importância por serem empregadas como ferramentas que potencializam as medidas de prevenção.
Créditos: informações Extra Comunica.