Férias V: Cuidados com as mordidas de cães

Chapecó, 18/01/2019, sexta-feira – Seguindo a série sobre os cuidados com as crianças nas férias escolares, vamos abordar a temática mordidas de cães e o atendimento antirrábico.

Santa Catarina é considerada área controlada para raiva no ciclo urbano por não apresentar circulação do vírus rábico em cães e gatos há mais de 20 anos. O município de Chapecó notificou e investigou 631 casos de atendimento antirrábico no ano de 2018, desses 323 foram acidentes envolvendo crianças.

Conforme recomendação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de SC, toda e qualquer exposição em humanos provocada por animais transmissores do vírus rábico: deve-se lavar os ferimentos com água e sabão e procurar o serviço de saúde. A observação do animal agressor é indicada somente para cães e gatos, e deve ser realizada por 10 dias. Se o animal morrer, desaparecer ou não ser passível de observação, deve-se seguir esquema profilático pós-exposição com soro e/ou vacinação antirrábico.

Animais de criação (bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos) e animais silvestres a observação não é indicada, deve-se seguir esquema profilático citado.

Serviço

Em caso de acidentes procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa. Em Chapecó são 26 Centros de Saúde da Família que atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, um PA – Pronto Atendimento no bairro e Efapi, além dos hospitais da Criança, Regional e particulares.

Fique atento. Nosso próximo assunto serão os acidentes mais comuns na infância.