Background

Notícias

Férias VII: Sugestões de atividades para passar o tempo com as crianças

Compartilhar

Chapecó, 22/01/2019, terça-feira – O momento das férias é marcante na vida da família. Geralmente é nesse período que viajamos, conhecemos novos lugares, visitamos familiares, recebemos visitas, enfim, destinamos novos olhares para si e para o outro, principalmente para as crianças. Afinal, elas (as crianças) exigem e precisam de muita atenção.

Aí surge uma grande dúvida: “o que fazer com as crianças nesse período de recesso escolar?” Socorro! Bem, o momento é de olhar para a criança, acolher e brincar. Brincar muito. Para isso vamos sugerir algumas atividades que podem ser vivenciadas em família.

Essas são apenas algumas sugestões! Os jogos e brincadeiras a serem explorados nesse período de férias são infinitos! Basta estar disponível e entrar no clima de olhar, criar, brincar e se divertir!

Sugestão 1:

Mímeses – brincar de imitar o outro. Basta fazer uma lista de nomes (ou fotos) de pessoas da família, de ídolos, artistas e colocá-los em uma caixinha. Fazer a lista todos juntos é fundamental para que a brincadeira se torne mais atrativa. Ao sortear o nome a pessoa realizará a imitação. Quem acertar ganha um ponto ou uma bala ou um beijo ou um abraço. A regra é ficar junto, mais próximo! Estar com o outro!

Perceba: aqui pode aproveitar para aproximar membros da família que as vezes só convivemos durante as festividades de final de ano, bem como, podemos trabalhar com aspectos relacionado as diferenças das pessoas, mesmo que pertencentes a mesma família, afinal, somos todos diferentes!

Sugestão 2:

Jogo da memória – jogar é tudo de bom! Agora poder jogar sem tempo certo para terminar a atividade porque alguém precisa sair correndo para o trabalho, é melhor ainda! Que tal criarmos o nosso jogo da memória. Para isso, podemos escolher os elementos a serem explorados, tais como: fotos, letras, animais, etc. O legal desse jogo é confeccionar o mesmo junto com a criança. Que tal imprimir fotos de momentos distintos da vida do(s) seu(s) filhos(as)? “se faz sentir... faz sentido!”

Sugestão 3:

Bola no pano – essa atividade é interessante porque pode envolver duas ou mais pessoas. Com um pedaço de pano, ou uma toalha de rosto ou banho (tudo depende da estatura da criança que estará brincando) deverá ser colocada uma bola. Cada pessoa deverá segurar as pontas do pano. O próximo passo é lançar a bola para cima ou para lateral, caso esteja jogando com outras pessoas. O objetivo é jogar junto com o outro, ou seja, depender do tempo do outro tanto para lançar como resgatar a bola com o pano.