Prefeitura oferece curso de libras

Chapecó, 18/02/2019, segunda-feira – A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação de Chapecó oferece gratuitamente curso de Libras aos professores que atuam com educandos surdos, familiares dos educandos surdos e comunidade em geral pelo 11º ano consecutivo. Até o momento, já participaram desta formação aproximadamente 400 pessoas que vem se apropriando da Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Em 2019 o curso acontecerá em dois locais, anexo à Secretaria de Educação. acontecerá nas segundas-feiras das 19h às 21h acontecerá o curso básico. Também na Escola Básica Municipal São Cristóvão, o curso acontecerá às segundas-feiras na modalidade intermediária e nas quartas-feiras o curso básico, ambos das 19h às 21h.

O Curso Básico oferece conhecimento de Libras às pessoas ouvintes, instrumentalizando os cursistas à comunicação com surdos. Já o intermediário destina-se às pessoas que já participaram do básico ou possuem habilidades no uso da Libras. O curso é gratuito e oferece certificação. Para os interessados em participar, as inscrições podem ser feitas pessoalmente na recepção da Secretaria de Educação, situada na Rua Jonas Rauen, 53- E, próximo a praça Coronel Bertaso.

A Libras constitui o elemento de identificação dos surdos que compartilham e conhecem os usos e normas da mesma, sendo a língua oficial de comunicação da comunidade surda brasileira. Incluir o aluno surdo não é apenas matriculá-lo e integrá-lo aos demais, é sim o desafiar no seu conhecimento e suas habilidades.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, qualificar o docente e fornecer o apoio pedagógico é fundamental. Para ela, a inclusão deve envolver os educadores, a família e a comunidade surda e comunidade em geral para estarem embasados na educação bilíngue, que proporciona a todos, equidade e respeito às diferenças. “A oferta do Curso de Libras à comunidade e aos professores favorece a convivência plena entre surdos e ouvintes possibilitando o desenvolvimento integral de todos”, finalizou.