Background

Notícias

Cresce 500% o número de Microempreendedores Individuais em Chapecó

Compartilhar

O aumento foi registrado após a criação da Sala do Empreendedor

Chapecó, 20/02/2019

Os empreendedores de Chapecó que buscam formalizar seu negócio ou orientações de como desenvolver e potencializar suas empresas, contam desde 2014 com a Sala do Empreendedor. Ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Sala realizou entre o mês de janeiro e as duas primeiras semanas de fevereiro, cerca de 2 mil atendimentos. Somente pelo WhatsApp Business, ferramenta implantada no ano passado para garantir uma interação mais ágil e personalizada com os usuários, são cerca de 30 microempreendedores atendidos por dia.

Como cada pessoa que passa pelo espaço recebe das equipes qualificadas um atendimento personalizado e individualizado, os reflexos são observados no número Microempreendedores Individuais em Chapecó. Somente em janeiro a Sala do Empreendedor realizou a formalização de 104 novos empreendedores. E se compararmos os dados destes cinco anos de atividades do espaço, o crescimento é de 500% no número de novos Microempreendedores. Em 2014 a cidade contabilizava cerca de 1.500 profissionais e hoje há aproximadamente 7 mil cadastrados nesta categoria no Município. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Sander, as ações centralizadas em um único espaço tornam o processo mais ágil ao cidadão chapecoense e se tornou o grande diferencial da Sala do Empreendedor. “Temos sentido um aumento positivo, tanto pela centralização do atendimento, quanto pelas parcerias incorporadas a esse projeto, como o Setor de Tributos, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Vigilância Sanitária, além dos profissionais técnicos que estão aprimorando seu conhecimento e atendimento, com orientação, assessoria e consultoria do Sebrae” reforça Sander.

O Secretário salienta ainda, que a Sala do Empreendedor se tornou um dos serviços disponibilizados pelo Município, que exerce um papel fundamental para fomentar a criação de novas empresas e, consequentemente, gerar novos postos de trabalho por meio do Empreendedorismo. No local o interessado recebe todas as orientações para formalizar seu empreendimento em um curto espaço de tempo, sobre liberação do alvará, a documentação necessária, como funciona a fiscalização e taxas, além de estar inserido em capacitações que ajudarão a desenvolver ainda mais o seu empreendimento.

Para acessar os serviços disponíveis basta ir à sede da Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, junto ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na Rua Assis Brasil, 20 d. Lembrando que os interessados também podem entrar em contato com a Sala através do WhatsApp Business e telefone 3319.1028.