Chapecó, 25/02/2018, segunda-feira A Administração Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde e do SAE - Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids participa da Campanha do Carnaval. O objetivo é dar maior visibilidade à prevenção de doenças, reforçar a importância do uso do preservativo masculino ou feminino. Além disso, também destacar a oferta de testes rápidos proporcionando um diagnóstico e tratamento precoce, sempre orientando as pessoas à procurar os serviços de saúde em caso de relações sexuais sem preservativo.
Na quinta-feira (28) acontecerá uma capacitação para a Equipe Blitz Carnaval e entrega de material educativo. Os Centros de Saúde que participarão serão: Efapi, Quedas do Palmital, Centro (Saic), Santa Maria, Cristo Rei. Participarão da atividade um Enfermeiro de cada unidade e quatro Agentes Comunitárias de Saúde. Neste dia também haverá atividades de orientação no Carnaval dos Idosos que acontecerá na Cidade do Idoso. Um enfermeiro e uma auxiliar de enfermagem participam da atividade que terá a entrega de preservativo masculino e feminino, distribuição de folderes informativos e leques.
Durante todo o mês de março, acontecerão ações de abordagem e orientação aos profissionais do sexo. Ainda no mês de março, no sábado (23/03) acontecerão em todos os 26 Centros de Saúde da Família o tradicional Mutirão de Preventivos. Além disso, serão enfatizados e realizados orientações sobre as testagem rápida de HIV e Sífilis. Além disso, está programado para o sábado (02) uma Blitz de Carnaval das 09 as 12 horas, com orientações e entrega de material educativo em cinco locais:
1) Avenida Atílio Fontana x Cunhaporã (Efapi);
2) Avenida Irineu Bornhausen x Rua Bahia e Rua Olinda (Palmital, Posto Galli);
3) Avenida Nereu Ramos x Uruguai (Centro, CSF Santa Maria);
4) Avenida Leopoldo Sander x Rua Ibirama (Cristo Rei);
5) Avenida Getúlio Vargas x Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Centro, semáforo Banco do Brasil).
Campanha Nacional de Prevenção
Pare, pense e use camisinha. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada na sexta-feira (22) pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os foliões que irão pular Carnaval por todo país. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saúde pública, que é uma mudança no comportamento. Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo, para que o Carnaval seja sempre uma memória feliz. Vamos fazer um Carnaval e um ano inteiro de consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e o da pessoa que você ama, destacou o ministro Luiz Henrique Mandeta.
Fonte: Aids.gov.br/2019
Números
Desde 1984 foram registrados 978 casos de HIV/Aids em Chapecó. Desses, 563 em homens e 415 em mulheres. Conheça mais sobre os números de Chapecó, na tabela.