Chapecó organiza a Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos

Chapecó, 11/03/2019, segunda-feira – O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Chapecó – CMDI, juntamente com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social - SEASC, organizam a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. A conferência será realizada no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na quinta-feira (21), das 8 às 17 horas. A programação terá palestras e debates sobre a temática “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Participarão dos debates idosos, entidades, Conselheiros Municipais, representantes de órgãos públicos, associações profissionais, universidades, fóruns de direitos, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Executivo, Poder Legislativo, profissionais das políticas setoriais, bem como os demais órgãos e pessoas que atuam na defesa, promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa.

A finalidade de avaliar os avanços na consolidação da Política Municipal de Atendimento ao Idoso, na gestão e na qualificação da gestão dos programas, projetos e ações. Serão debatidos os seguintes eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Programação:

08h00 – Credenciamento e café cultural

09h00 - Abertura

09h20– Leitura e aprovação do Regimento Interno

09h45min - Palestra: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” com a Drª. Adriana Remião Luzardo – Professora UFFS e Dr. Eduardo Sens dos Santos – Promotor de Justiça

11h00 min - Debate

11h15min - Almoço