Festival Nacional de Teatro de Chapecó

O Festival Nacional de Teatro de Chapecó acontecerá entre os dias 22 e 28 de abril em Chapecó. Diversos espetáculos, oficinas, artesanato local, diversas atrações, apresentações e programação multicultural acontecerão em espaços culturais em vários espaços da cidade, levando espetáculos a espaços abertos e comunidades com o objetivo de formação de plateia através do acesso a arte do teatro. Os interessados em reservar espaços para acompanhar os espetáculos podem agendar através do (49) 3319-1011 ou do e-mail secretariadecultura@chapeco.sc.gov.br. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail culturaprojetos@chapeco.sc.gov.br.

Nos dias do Festival Nacional estão previstas 26 apresentações de espetáculos teatrais, com a presença de 19 Companhias de Teatro dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As apresentações acontecerão no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, Teatro do SESC, Praça Coronel Ernesto Bertaso, Ceu das Artes, Museu da Colonização de Chapecó no Parque da Efapi, Escola de Ensino Fundamental Linha Campinas, Escola Básica Municipal Alípio José da Rosa, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e Unochapecó. Todos os espetáculos são gratuitos e a distribuição dos ingressos (nos espaços fechados), será no local com uma hora de antecedência.

MAIS INFORMAÇÕES:

>> Informações gerais

>> Programação geral

>> VT Institucional

>> Folder

>> Flyer

Estão confirmadas as Companhias de Teatro: Cia Os Palhaços de Rua; Cia Vento Minuano; Projeto Gompa; Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado; BR SA Coletivo de Artistas; Tato Criação Cênica; Maria Eugenia Almeida (SESC); Dramaturgia Diones Camargo (Palco Giratório SESC); Cia Contacausos; Cia de Artes Vento Negro; Núcleo O Ator Maestro; Cia de La Curva; BlackBerries Wilted Company; Trip Teatro; Cia Asfalto de Poesia; Teatro Por Que Não?; Cia. Artística Avenida Lamparina; Giovanni Venturini; Cia Muiraquitã.

Além de toda programação do Festival de Teatro, terá ainda apresentações Artístico-culturais todas as noites antecedendo os espetáculos no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes; Galeria de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes com a Exposição ANATOMIAS HÍBRIDAS: Inventando Eus - de Lutiere Dalla Valle; Museu de História e Arte de Chapecó aberto para visitação; Espaço Editora InVerso Chapecó com Exposição, Comercialização de Livros e conversa com escritores locais; Artesanato Local com exposição e comercialização; Projeto Gibiteca Itinerante da Escola de Artes de Chapecó.

Oficinas

Também terá na programação do Festival, oficinas de formação. Elas iniciam na quinta-feira (18) com a Oficina “Experimentação Sonora” que acontecerá no SESC Chapecó. A oficina de Teatro/Música apresentará a partir da experiência de criação da trilha sonora da peça "A mulher arrastada” (que estará no Festival trazida pelo Palco Giratório 2019 do Sesc), possibilidades de se obter som, construir música e desenvolver sonoridades através da pesquisa e experimentação sonora com sucatas e objetos que não são considerados pelo senso comum como instrumentos musicais, além de microfonação e efeitos. O ministrante será Felipe Zancanaro, terá 06 horas de duração e a classificação indicativa é 14 anos.

Depois nos dias 27 e 28 de abril acontecerá a Oficina de Produção Cultural: Projetos/Produção/Acessibilidade com o ministrante será Qiah Salla. A oficina prevê 16 horas de formação com certificação e abordará as temáticas: elaboração de projetos para diversos mecanismos de incentivo à cultura, incluindo a Lei Rouanet; execução de projetos com apresentação de fluxos, metodologias e plataformas que dinamizam e facilitam o dia-a-dia do produtor; lidar com temas relativos à acessibilidade cultural. Além disso, a capacitação também apresentará um rápido panorama das políticas públicas de cultura no Brasil e estratégias e reflexões sobre a formação de plateia e formas alternativas para o financiamento de projetos criativos.

O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura, com a parceria do SESC – Serviço Social do Comércio, UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina e ACATE – Associação Chapecoense de Grupos e Artistas de Teatro, com o apoio do Golden Hotel, Mendonça’s Restaurante e Pimenta Preta Restaurante e Pizzaria, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, Unochapecó – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Radar Produções Técnicas, Girassol – Fotografia e Assessoria de Imprensa e Nossa Maloca – Espaço Multicultural.