Evento comemora Dia do Artesão em Chapecó

Chapecó, 19/03/2019, terça-feira – Dia 19 de março é o Dia do Artesão. Para marcar a data, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma atividade para reunir os artesãos chapecoenses. A atividade teve apresentação artística do Coral dos Idosos da Cidade do Idoso e palestra com a enfermeira, máster Coach e terapeuta alquímica, Marlize Kotz.

Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 332 artesãos: 186 artesãos individuais (sendo 65 novos e 121 recadastrados); 06 associações; 04 Grupos de Mulheres (119 artesãos vinculados nas Associações e Grupos de Mulheres); 27 artesãos indígenas (22 da Aldeia Condá e 05 da Aldeia Toldo Chimbangue). Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. O objetivo é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

Melhorias

Os profissionais do artesanato receberam em 2019, dois novos espaços para expor e comercializar os seus produtos em Chapecó. Os espaços de comercialização e exposição de artesanato também servem para fomentar a cultura e foram organizados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Um deles na Rodoviária e outro no Centro de Informações Turísticas. Os profissionais já tinham espaços para comercialização de seus produtos. Eles estavam localizados no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além desses locais, são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.