Background

Notícias

Evento comemora Dia do Artesão em Chapecó

Compartilhar

Chapecó, 19/03/2019, terça-feira – Dia 19 de março é o Dia do Artesão. Para marcar a data, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma atividade para reunir os artesãos chapecoenses. A atividade teve apresentação artística do Coral dos Idosos da Cidade do Idoso e palestra com a enfermeira, máster Coach e terapeuta alquímica, Marlize Kotz.

Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 332 artesãos: 186 artesãos individuais (sendo 65 novos e 121 recadastrados); 06 associações; 04 Grupos de Mulheres (119 artesãos vinculados nas Associações e Grupos de Mulheres); 27 artesãos indígenas (22 da Aldeia Condá e 05 da Aldeia Toldo Chimbangue). Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas. O objetivo é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

Melhorias

Os profissionais do artesanato receberam em 2019, dois novos espaços para expor e comercializar os seus produtos em Chapecó. Os espaços de comercialização e exposição de artesanato também servem para fomentar a cultura e foram organizados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Um deles na Rodoviária e outro no Centro de Informações Turísticas. Os profissionais já tinham espaços para comercialização de seus produtos. Eles estavam localizados no Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal e Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além desses locais, são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.

Precisa de ajuda? Clique para falar com nosso assistente virtual!
0
Atendimento Virtual

Olá! Sou o assistente virtual da Prefeitura de Chapecó. Como posso ajudar?