Direitos dos idosos são debatidos em Chapecó

Chapecó, 21/03/2019, quinta-feira – Idosos, entidades, Conselheiros Municipais, representantes de órgãos públicos, associações profissionais, universidades, fóruns de direitos, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Executivo, Poder Legislativo, profissionais das políticas setoriais, bem como os demais órgãos e pessoas que atuam na defesa, promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa estiveram reunidos nesta quinta-feira (21) para a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. A atividade aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e debateu a temática “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Chapecó – CMDI, juntamente com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social – SEASC, com a finalidade de avaliar os avanços na consolidação da Política Municipal de Atendimento ao Idoso, na gestão e na qualificação da gestão dos programas, projetos e ações. Entre os eixos debatidos estavam os Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, nos eixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Na programação teve palestra: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” com Adriana Remião Luzardo, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e com o Promotor de Justiça, Eduardo Sens dos Santos. Depois disso, aconteceram debates em grupo por eixo temático e a plenária para escolha dos delegados para a etapa Estadual.