Chapecó, 21/03/2019, quinta-feira Idosos, entidades, Conselheiros Municipais, representantes de órgãos públicos, associações profissionais, universidades, fóruns de direitos, Ministério Público, Poder Judiciário, Poder Executivo, Poder Legislativo, profissionais das políticas setoriais, bem como os demais órgãos e pessoas que atuam na defesa, promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa estiveram reunidos nesta quinta-feira (21) para a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. A atividade aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes e debateu a temática Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas.
A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Chapecó CMDI, juntamente com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social SEASC, com a finalidade de avaliar os avanços na consolidação da Política Municipal de Atendimento ao Idoso, na gestão e na qualificação da gestão dos programas, projetos e ações. Entre os eixos debatidos estavam os Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, nos eixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Na programação teve palestra: Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas com Adriana Remião Luzardo, professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e com o Promotor de Justiça, Eduardo Sens dos Santos. Depois disso, aconteceram debates em grupo por eixo temático e a plenária para escolha dos delegados para a etapa Estadual.