Se você não vai à Biblioteca, ela vai até você

Como ir além das paredes da Biblioteca, oferecer e incentivar a leitura em outros espaços? Foi respondendo esta pergunta que a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está desenvolvendo um projeto que tem um objetivo bem claro: levar livros aonde geralmente eles não chegariam, como penitenciárias, hospitais, parques públicos e projetos sociais.

A instituição recebe diariamente doações de livros de diferentes gêneros, vindas da comunidade. Como algumas dessas obras já existem no acervo da instituição, a equipe faz uma triagem, avalia a obra e o estado físico, faz restaurações quando necessário, analisa o perfil das entidades parceiras e seleciona os livros que mais se encaixam para cada espaço que receberá as doações.

De acordo com a Bibliotecária Caroline Miotto, são recebidos livros de qualquer assunto, exceto livros didáticos e enciclopédias. “Na triagem conforme o perfil da entidade é feita a separação. São enviados livros de variados assuntos como literatura, autoajuda, técnicos, informativos, entre outros”, explica.

Atualmente a Biblioteca é parceira de oito espaços e projetos: Penitenciária Agrícola, Casa Abrigo de Mulheres Vítimas de Violência, Centro de Convivência dos Idosos, Hospital Regional do Oeste, Hemosc, Projeto Passeio à Cavalo no Complexo Esportivo Verdão, Programa Primeiros Passos e Programa Viver. A ideia é fazer com que livros não sejam encontrados somente em bibliotecas e escolas, sejam inseridos no cotidiano, em diferentes espaços e que assim contribuam para o desenvolvimento social.

O Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva, acrescenta que o objetivo é incentivar a leitura. Trazer oportunidade e possibilidade para que as pessoas, independente da comunidade que esteja inserida, da sua classe social e do seu pode econômico, tenha acesso ao livro de forma gratuita. “Precisamos fomentar a ideia de que o livro precisa circular. É muito mais interessante e importante para o desenvolvimento social a circulação de um livro para que várias pessoas possam ler, do que o mesmo livro guardado em armários em casa. Além disso, sabemos que os livros são fonte de informação e a uma sociedade bem informada consequentemente terá mais qualidade de vida”, enfatiza.

Até este mês de março já foram doados cerca de 800 livros às entidades parceiras, todos vindos de doações da comunidade. De acordo com Caroline, a Biblioteca depende da iniciativa da comunidade para dar continuidade a esse projeto. “Nosso fluxo de doação depende da quantidade de doações que recebemos, então, conforme esses livros chegam vamos encaminhando para as instituições e projetos. A ação de doação da comunidade é muito importante, pois permite que outras pessoas tenham acesso ao livro, à leitura, a informação gratuita, sendo uma oportunidade para as pessoas como lazer, como formação profissional, formação escolar e acadêmica. Como diz o Bibliotecário Ranganthan nas três das cinco leis da Biblioteconomia ‘os livros são para serem usados; a cada livro o seu leitor; a cada leitor o seu livro’ “, acrescenta.

Para doar livros que você já leu, não utiliza mais e ajudar esse projeto a continuar basta ir à sede da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, no Calçadão da Benjamin Constant, das 8h às 19h. Outras informações pelo telefone 2049 9002.