Buligon é premiado Prefeito Inovador de SC

O reconhecimento aconteceu durante o 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais em Criciúma

Chapecó, 21/03/2019

O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi premiado na manhã de hoje como um dos Prefeitos Inovadores de Santa Catarina, durante a cerimônia do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) no Sul do Estado. O evento é promovido pela Rede Cidade Digital, iniciativa em parceira com Prefeituras e Associações de Municípios. Outros Prefeitos de Santa Catarina também foram premiados durante o evento.

A premiação reconhece o Ouvindo Nosso Bairro Digital e o Aprova Digital (em parceria com a Pública Tecnologia), como iniciativas tecnológicas de gestão utilizadas em Chapecó. As ferramentas além de fomentarem a modernização do Município, possibilitam aos agentes públicos e aos cidadãos o acesso rápido e fácil a soluções inovadoras que modernizam os serviços e as atividades dos mais diversos setores da administração pública. O Prefeito Luciano destacou a importância da participação popular na construção de uma gestão democrática e recordou ainda a origem do Programa ONB que buscou oportunizar e incentivar a comunidade a indicar as necessidades e prioridades. “Esse prêmio é um reconhecimento ao Ouvindo Nosso Bairro, que começou em 2016 e em dois anos teve mais 6.800 participações. O ONB é um projeto absolutamente inovador, uma ferramenta de descentralização do Governo que proporciona a aproximação da equipe de gestão com as pessoas. A versão digital é reflexo do trabalho realizado por todos que compõem a Administração Municipal e uma conquista do povo chapecoense”, explicou Luciano.

Além da premiação realizada hoje, o Congresso vai premiar nesta sexta-feira (22) o Projeto Inovador de Santa Catarina. Mais uma vez o Programa ONB Digital concorre ao título, com outras três cidades.

Iniciativas reconhecidas

O Programa Ouvindo Nosso Bairro foi realizado de forma presencial em 2016 e 2017. O Prefeito, acompanhado pela equipe de Governo, percorreu todas as regiões da cidade e interior. Foram 82 reuniões, 6.800 participações e 1.492 demandas recebidas. Em setembro de 2018, foi lançada a versão digital. O APP está disponível para smartphones nas duas principais lojas virtuais de aplicativos Play Store (Android) e Itunes Store (IOS/Apple), e pode ser acessado também pela web no endereço http://onbdigital.chapeco.sc.gov.br, com as mesmas funcionalidades.

O Aprova Digital implantado em fevereiro de 2019, visa automatizar e agilizar a liberação de licenças de projetos e obras junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR). A ferramenta permite a arquitetos e engenheiros obter licenças de projetos e obras pela internet, de maneira simples e menos burocrática. É possível fazer o cadastro, gestão e trâmite de processos na nuvem pelo gestor, profissional ou analista. Haverá economia de tempo em eventuais filas e deslocamentos, além de impressão de arquivos e menor número de correções.