Produtores se preparam para a Feira do Peixe Vivo em Chapecó

Este ano a expectativa é comercializar cerca de 50 toneladas.

A tradicional Feira do Peixe Vivo, organizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com os piscicultores, acontece todos os anos na época da Quaresma. Em 2019, ela inicia no dia 17 de abril, quarta-feira que antecede a Páscoa. O produto poderá ser adquirido em 18 pontos de Feiras Livres, localizados em diversos bairros de Chapecó. A iniciativa visa garantir aos consumidores o peixe fresco para a Semana Santa.

A Feira do Peixe será realizada em dois dias, quarta (17-04) e quinta-feira (18-04), podendo se estender até a sexta-feira (19-04) pela manhã, caso a procura seja grande e haja oferta. A estimativa de venda para este ano é de aproximadamente 50 toneladas, equivalente a capacidade produtiva do Município. Onze produtores vão oferecer o peixe fresco, atendendo às exigências sanitárias e de segurança alimentar. As principais espécies disponíveis são a carpa, a tilápia e peixes nobres. O valor do quilo varia de acordo com o tamanho do produto, a espécie e se o consumidor prefere levar o peixe limpo ou não.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é a articuladora do Projeto das Feiras Livres no Município e proporciona o suporte técnico e a infraestrutura necessária para que o piscicultor tenha condições de comercializar a produção. “Nossos produtores estão preparados para atender os consumidores com um produto fresco e de qualidade”, concluiu o Secretário Valdir Crestani.

Os pontos de comercialização estão localizados nos seguintes espaços: Feira do Centro, Calçadão, Cristo Rei, Efapi/Colatto, Presidente Médici, São Pedro (Garagem da Prefeitura), Bela Vista, São Cristóvão, Passo dos Fortes, Efapi (Jardim do Lago), Santa Maria, Mercado Público, Universitário (Igreja Católica), Esplanada (Igreja Católica), Parque das Palmeiras, Bar da Marlene (Passo dos Fortes, Bar do Mandi (Belvedere), Glastec (Menegatti – Rua Marechal Deodoro, 709 D).