Chapecó, 09/04/2019, terça-feira As crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Pelizza, Bairro Líder, tiveram uma aula especial. Atletas integrantes da Associação Chapecoense de Taekwondo fizeram uma demonstração do esporte e levaram atividades da modalidade aos alunos da pré-escola. A aula foi a finalização do projeto Quem Luta, NÃO Briga: Taekwondo na educação infantil desenvolvido pela professora Camila Romanzini Skonetzky nas aulas de Educação Física. O objetivo do projeto foi desenvolver atividades lúdicas facilitando a aprendizagem motora e controle corporal, tendo como referência os movimentos do Taekwondo, para estabelecer regras de convivência e limites.
A prática do Taekwondo no campo educacional pode proporcionar às crianças a utilização e exploração de gestos motores diversos, possibilitando assim a ampliação do seu repertório de movimento. Eu aprendi a fazer a formação e depois chutar, eu gostei relata o aluno Enzo Bertoldi. Outro aspecto de grande importância, que é possível trabalhar com as lutas no contexto escolar, são as relações interpessoais, pois estas práticas preveem o desenvolvimento de princípios básicos como cortesia, integridade, perseverança e autocontrole. Eu gostei muito de aprender Taekwondo, aprendi que não pode brigar, relata a aluna Julia da Silva.
A professora Camila direcionou seu trabalho tanto para o desenvolvimento dos aspectos motores das crianças quanto para os comportamentais, visando desenvolver o respeito, companheirismo e ao mesmo tempo disciplina. Foi uma experiência enriquecedora, tanto para mim como para as crianças, por ser algo diferente eles se sentiam atraídos, me viam no corredor e pediam se hoje era o dia do Taekwondo destacou a professora.
A presença da equipe que representa o nosso município nas competições da modalidade, com seus uniformes de competição e alguns equipamentos, despertou ainda mais a curiosidade das crianças que assistiram a demonstração realizada pelos atletas e participaram da aula demonstrando muito empenho e dedicação. Trazer a equipe foi importante para oportunizar momentos de trocas de experiências com aquilo que já havia trabalhado nas aulas, fazendo as amarras de todo processo entre, movimento e comportamento finaliza a professora.
A Secretária de Educação de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a importância do trabalho com essa diversidade de práticas pedagógicas no Currículo da Educação Infantil. Elas oportunizam situações nas quais as crianças podem desempenhar um papel ativo e vivenciar desafios, finalizou.