Background

Notícias

Saúde intensifica vacinação de Febre Amarela

Compartilhar

Chapecó, 15/04/2019, segunda-feira – Uma equipe de saúde do Centro de Saúde da Família Sul, realizou no sábado (13) uma ação para intensificar a imunização contra a Febre Amarela. Participaram da atividade 35 profissionais que visitaram especialmente as comunidades do interior: Água Amarela, Monte Alegre, Lajeado Veríssimo e Linha Henrique.

As equipes foram até essas comunidades e atenderam cerca de 411 pessoas: destas 52 foram vacinadas para Febre Amarela, 154 para Influenza (gripe) e 41 para tétano. Foram montados quatro pontos estratégicos para vacinação e além disso, e feitas busca ativa nas casas com o apoio das Agentes de Saúde que verificaram a carteira vacinal e convidar aqueles que não tinham a vacina para procurar o ponto.

De acordo com Ingrid Pujol Hanzen, coordenadora do Centro de Saúde da Família Sul foi atingido o objetivo da atividade que era conferir as carteiras de vacina e vacinar especialmente contra a Febre Amarela e além disso, também realizar salas de espera. “A intenção era ter usuários multiplicadores para falar sobre a vacina na comunidade e ajudar na divulgação das atividades buscando mais pacientes para vacinação”, comentou.

Saiba Mais

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe) segue até o dia 31 de maio de 2019, sendo o dia 04 de maio, o dia de mobilização nacional. As vacinas são disponibilizadas em Chapecó, nos 26 Centros de Saúde da Família, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A meta em Chapecó é vacinar 59.232 pessoas. Os grupos prioritários são indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias1. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Dicas:

Manter os ambientes ventilados

Lavar bem as mãos

Uso do álcool em gel

Uso de copo individual (em escolas e locais de grande circulação de pessoas)

Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.

Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.

Não se medicar… Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.

Febre Amarela

A vacina está disponível nas 26 salas de vacinas da rede pública de Chapecó, localizadas nos Centros de Saúde da Família e também nas clínicas privadas de vacinação. Para se vacinar é necessário documento pessoal, carteira de vacina e se possível Cartão Nacional do SUS - CNS. O horário de atendimento nas unidades de saúde é das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

A doença

A Febre Amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus que pode ser transmitido em dois ambientes distintos, urbano e silvestre. A letalidade em humanos varia de 5 a 10% mas, entre as formas graves, pode chegar a 50%. No Brasil, a transmissão no ciclo urbano, no qual o Aedes aegypti é o principal vetor e o homem o principal hospedeiro, não ocorre desde o ano de 1942. Entretanto, casos continuam sendo registrados no ciclo silvestre, onde os transmissores e reservatórios do vírus são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes e os Primatas Não Humanos (PNH - macacos) são os hospedeiros amplificadores.

Quais os principais sintomas da doença?

Os sintomas iniciais incluem: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver: febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença na forma grave podem morrer. Vale chamar a atenção para o fato de que a febre amarela pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente.