Background

Notícias

Galeria do Centro de Eventos recebe nova exposição

Compartilhar

Chapecó, 17/04/2019, quarta-feira – A Exposição: “Anatomias Híbridas: Inventando Eus”, do artista visual Lutiere Dalla Valle, iniciou nesta quarta-feira (17) e segue até o dia 02 de junho na Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na Rua Assis Brasil, 20 D, Centro, Chapecó. A exposição de Artes Visuais, com temática contemporânea, foi selecionada via Edital de Seleção.

A série de 25 desenhos que compõem “Anatomias Hibridas: Inventando Eus” (nanquim sobre papel vegetal) apresenta figuras antropomórficas – imersas na saturação de elementos ornamentais que funcionam como enquadramento – delimitando seu alcance por meio de estampas ou elementos decorativos, simulando molduras com o uso do nanquim sobre o papel vegetal. Inventar eus possíveis reflete, portanto, o caráter auto referencial: do eu artista, eu docente, eu sujeito, assim como os infinitos eus que habitam e atravessam a produção artística – diversificada e inventiva.

Explorando relações entre figura/fundo, os elementos visuais configuram concepções imagéticas pautadas pela repetição e padronização dos elementos florais, geométricos, formais ou aleatórios que remetem às contingências culturais com as quais nos implicamos diariamente. Noções de subjetividade e identidade transitam por definições terminológicas oriundas de variados campos para pensar a humanidade face àquilo que nos interpela, afeta e constitui enquanto nômades em um mundo em transição. Pretende estabelecer diálogos entre o que se produz enquanto artefato artístico cultural e sua capacidade enquanto potência para aprender sobre o mundo e sobre si mesmo.

O artista Lutiere Dalla Valle é Doutor em Artes Visuais e Educação, Mestre em Arte e Cultura Visual – ambos pela Universidad de Barcelona – Espanha. Mestre em Educação, Especialista em Arte e Visualidade, Bacharel e Licenciado em Artes Visuais – ambos pela Universidade Federal de Santa Maria onde atua como Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (Mestrado e Doutorado – PPGART-UFSM). Participou de exposições na Argentina, México, Portugal, Paraguai e Uruguai.

Mais informações e agendamentos de visitas através dos telefone (49) 33218509 ou do e-mail artesvisuais@chapeco.sc.gov.br. O horário de visitação da Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, é de terça-feira a sexta-feira, das 09 às 12 horas e das 13 às 16 horas.