Background

Notícias

Começa a Feira do Peixe Vivo em Chapecó

Compartilhar

20 pontos de venda estão com oferta do produto fresquinho. A estimativa neste ano é comercializar 50 toneladas na Semana Santa.

Começou movimentada a tradicional Feira do Peixe Vivo, nesta manhã (17/04), em Chapecó. Tradicionalmente, na Semana Santa, a feira acontece em diversos bairros da cidade e é organizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com os piscicultores. O produto fresquinho poderá ser adquirido em 20 pontos neste ano.

A Feira do Peixe segue até a sexta-feira (19-04) pela manhã. A estimativa de venda para este ano é de aproximadamente 50 toneladas, equivalente a capacidade produtiva do Município. Onze produtores estão oferecendo o peixe fresco, atendendo às exigências sanitárias e de segurança alimentar. As principais espécies disponíveis são a carpa, a tilápia e peixes nobres. O valor do quilo varia de acordo com o tamanho do produto, a espécie e se o consumidor prefere levar o peixe limpo ou não.

O produtor, Euclides Menegatti, da Feira do Centro, na Rua Clevelândia, espera vender de 10 a 12 toneladas neste ano. Ele entrega o peixe eviscerado, inteiro e limpo, e está confiante. “O movimento hoje cedo surpreendeu. Começou muito bom, melhor do que no ano passado. Temos aqui tilápia, carpa cabeça grande, carpa prateada, úngara e capim, traíra, e ainda o catfish, e outras espécies”, comentou Menegatti.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é a articuladora do Projeto das Feiras Livres no Município e proporciona o suporte técnico e a infraestrutura necessária para que o piscicultor tenha condições de comercializar a produção. “Nossos produtores estão preparados para atender os consumidores com um produto de qualidade”, concluiu o Secretário Valdir Crestani.

Os pontos de comercialização estão localizados nos seguintes espaços: Feira do Centro, Calçadão, Cristo Rei, Efapi/Colatto, Presidente Médici, São Pedro (Garagem da Prefeitura), Bela Vista, São Cristóvão, Passo dos Fortes, Efapi (Jardim do Lago), Parça do Santa Maria, Mercado Público, Universitário (Igreja Católica), Esplanada (Igreja Católica), Parque das Palmeiras, Bar da Marlene (Passo dos Fortes, Bar do Mandi (Belvedere), Glastec (Menegatti – Rua Marechal Deodoro, 709 D), Posto Galli, no Palmital e Mercado Paraíso, no Passo dos Fortes.

Chapecó, 17/04/2019, quarta-feira