Background

Notícias

Sábado (04) será Dia D da Campanha de Vacina contra Influenza

Compartilhar

Chapecó, 29/04/2018, segunda-feira – Sábado (04) será o dia D de mobilização Nacional da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza (gripe). Neste dia os 26 Centros de Saúde da Família estarão abertos das 08 as 17 horas, sem fechar ao meio dia, para vacinar o público alvo da campanha. A meta em Chapecó é vacinar durante a campanha 59.232 pessoas. Até a segunda-feira (29), a campanha em Chapecó já atingiu 29% de vacinação do público alvo. Importante levar ao posto de saúde, a Caderneta de Vacinação, pois se necessário, ela será atualizada.

A campanha segue até dia 31 de maio de 2019. O público alvo desta campanha são os indivíduos com 60 anos ou mais, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes,puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza são trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B.

As vacinas da influenza sazonais são bem toleradas e seguras, constituídas por vírus inativados, não contêm vírus vivos e não causam a doença. O mais comum são as reações locais, como dor no local da injeção, eritema e enduração que ocorrem em até 20% dos casos, resolvidos em 48 hs. Reações sistêmicas como febre, mal estar e mialgia, podem começar de 6 a 12h após a vacinação e persistir por um a dois dias, identificadas em menos de 10% dos vacinados.

Pessoas com história de anafilaxia em doses anteriores a componentes da vacina, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose e se indicada realizar o procedimento sob observação.

Dicas:

Manter os ambientes ventilados

Lavar bem as mãos

Uso do álcool em gel

Uso de copo individual (em escolas e locais de grande circulação de pessoas)

Ter hábitos de vida saudável: praticar atividades físicas, alimentação balanceada e tomar bastante líquido.

Etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, usar o braço e não as mãos.

Não se medicar… Em caso de sintomas, procurar atendimento médico, na unidade de saúde mais próxima.


>> Confira tabela da população a ser vacinada.