Background

Notícias

“Manejo de Estresse” é tema de palestra para profissionais da Rede Municipal de Ensino

Compartilhar

Chapecó, 06/05/2019, segunda-feira – Na sexta-feira (03), no Centro de Cultura e Eventos, aconteceu a formação continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Chapecó. A médica e especialista em Endocrinologia e Saúde Pública Maikelli Simes realizou palestra intitulada “Manejo do Estresse: como manter a Saúde Mental diante do estresse do dia a dia”. Nesta primeira etapa participaram os gestores das Escolas Básicas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, além da equipe interna da Secretaria de Educação. Na ocasião foram abordadas estratégias para a resolução das situações de estresses presentes no cotidiano dos profissionais, pois quando essas situações são vivenciadas em grande escala podem gerar situações de estresses e prejudicar a saúde. Quando se está estressado alguns sintomas aparecem como: irritabilidade, cansaço, depressão, insônia e até o desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão.

Uma perspectiva importante para o manejo do estresse é aprender a lidar com as emoções, quando os problemas aparecerem. “É preciso buscar soluções sem entrar em desespero, as emoções organizam o nosso pensamento racional, por isso precisamos aprender a lidar com elas para resolver os problemas com mais tranquilidade”, enfatiza a palestrante Maikelli Simes. Segundo ela, o manejo das situações que geram estresse melhora a qualidade de vida das pessoas e para isso, ela passou algumas dicas importantes: descanso mental e emocional; sono adequado; resolução dos problemas; boa alimentação; fazer atividades prazerosas, evitar situações de risco; exercitar a fé, a meditação, e a oração. “A busca para viver melhor é pensar sobre o que realmente é importante na vida, pois viver não é questão de encontrar-se, mas sim construir-se”, destaca Maikelli.

Esta palestra é uma etapa do Programa de Formação Continuada promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, que propõe permanente acompanhamento para complementar, mudar ou melhorar a formação já obtida, visando o aprofundamento de estudos da prática cotidiana do contexto real de desempenho profissional. “Esta palestra foi muito importante para mim, estou passando por um momento difícil e estas reflexões vêm ao encontro do que estou precisando para melhorar” relata a gestora Eloiza Lemes. A formação continuada é um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional. “Trazer esse tema “manejo de estresse” é necessário para a vida, tanto profissional quanto pessoal, estamos trabalhando para que nossos profissionais estejam bem para exercer suas funções”, finaliza a Secretária Sandra Maria Galera.