Prefeitura de Chapecó premia cidadãos comprometidos com a causa Lixo Zero

Título Atitude Cidadã 2019” reconhece e homenageia chapecoenses que tornam realidade o conceito Lixo Zero Chapecó.

Em Chapecó tem bons exemplos e muita atitude! A Administração Municipal realizou na manhã desta terça-feira (07/05), no Auditório Casemiro Roberto, o ato de entrega do “Título Atitude Cidadã 2019”, pelo engajamento e comprometimento de cidadãos chapecoenses com a causa que torna realidade o conceito Lixo Zero. O reconhecimento das boas práticas está contemplado nas ações do Programa Lixo Zero Chapecó.

Nesta 1ª edição do Título Atitude Cidadã foram premiados sete cidadãos comprometidos com as boas práticas sustentáveis, que fazem de Chapecó uma cidade cada vez mais humana, limpa e agradável. O Programa Lixo Zero Chapecó acredita que uma Atitude Cidadã é viver em conjunto, respeitando os direitos e os deveres dos cidadãos e da vida em sociedade.

No universo Lixo Zero, isso representa a importância do uso dos recursos públicos para melhorar a gestão dos resíduos sólidos, visando transformar esse investimento em renda, saúde, educação e infraestrutura para a população. Segundo o Prefeito Luciano Buligon, Chapecó está no caminho de uma revolução ética. “Este Programa não é da Prefeitura, é de Chapecó. A gente precisa de atitudes inspiradoras, como essas que premiamos hoje. Esperamos que a nossa cidade seja a primeira a conquistar a certificação Lixo Zero da América Latina. Fica o nosso agradecimento a todos os bons exemplos”, complementou.

Relação dos premiados

• Ângelo Biazus – Varre a rua onde mora todos os dias e auxilia na limpeza pública;
  • Cleonice Mattielo Miguel – Possuiu coletor em frente à casa com a descrição para resíduos orgânicos e recicláveis;
  • Eni Micoanski Costa – realiza compostagem domiciliar;
  • Escola Básica Municipal André Antônio Marafon – Projeto: Clubinho do Meio Ambiente. Professoras responsáveis: Sara de Moura e Diana Chiodelli;
  • Família Casagrande – realiza a separação dos resíduos em 05 frações;
  • Manuela dos Passos – escritora de livros sobre sustentabilidade e educação ambiental;
  • Marina Petzen e Ines Lazzaretti – realizam vermicompostagem domiciliar.

A professora e escritora, Manuela dos Passos falou em nome dos homenageados. Segundo ela, os cidadãos premiados hoje tem a missão de levar o bom exemplo a toda Chapecó. “Fica o nosso agradecimento por essa homenagem. Acreditamos sim que podemos fazer uma Chapecó melhor, fazendo a nossa parte, esse é o grande segredo. Por que não fazer de Chapecó a cidade mais sustentável do Brasil?, desafiou Manuela.

Orientações para certificação LIXO ZERO CHAPECÓ

No mesmo encontro, o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini e a engenheira sanitária e ambiental, Luíza Denardin Poletto, orientaram os cidadãos, órgãos, entidades e empresas a obterem a certificação Lixo Zero Chapecó. Outras informações pelo número (49) 99977-8725 (engenheira Luiza).

Espaço Pedagógico de Compostagem e Agricultura Urbana

Na sequência do evento, no pátio da Prefeitura, aconteceu uma demonstração no Espaço Pedagógico de Compostagem e Agricultura Urbana. O ambiente foi idealizado para apresentar diversos métodos de compostagem que podem ser aplicados em casas, apartamentos ou escolas, de forma simples e prática. O trabalho contou com a colaboração do Professor Germano Glutter, da UDESC de Lages.

Número que motivam: 1º resultados do Lixo Zero Chapecó

Com a implantação do Programa Lixo Zero Chapecó, em 12 de fevereiro de 2019, o Município plantou uma semente e os resultados começaram a aparecer. No mês de abril deste ano, a Prefeitura coletou 77 toneladas de resíduos recicláveis a mais. Isso significa que tivemos um aumento de 20% na coleta seletiva, ou seja, diminuímos o lixo enviado ao aterro e aumentamos os resíduos distribuídos às 14 Associações de Catadores.

Isso representa mais renda, mais dignidade, mais cidadania e esperança que de fato iniciou-se uma mudança cultural de hábitos e atitudes com relação aos cuidados com os resíduos, com a cidade e com o futuro das próximas gerações. Mas, precisamos avançar muito ainda.

Definição do conceito Lixo Zero

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, ou seja, em casa, no trabalho, na escola, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O Lixo Zero é uma meta:

- Etica: de responsabilidade das pessoas;

- Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;

- Eficiente: separação correta;

- Visionária: visão sobre o futuro.

A ideia é esclarecer o que é o lixo e orientar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A metodologia é implementada pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

Chapecó, 07 de maio de 2019 – terça-feira