Palestra sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros na EBM São Cristóvão

Chapecó, 16/05/2019, quinta-feira – “Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros”. Esse foi o tema de uma palestra que aconteceu na Escola Básica Municipal São Cristóvão com o palestrante Sargento Cleber Rocha Carvalho, integrante da 3ª Cia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó, que trouxe informações importantes sobre o tema para o corpo docente e outros colaboradores que atuam na escola.

O objetivo foi compreender a importância da prevenção de acidentes no espaço escolar, bem como falar sobre ações básicas de primeiros socorros para atender às crianças e bebês. A iniciativa para abordar esta temática surgiu no Grupo de Estudos dos professores da escola, quando leram um texto referente a esse assunto e perceberam que havia necessidade de aprofundar esse conhecimento. “Apesar de termos lido e socializado um texto sobre os primeiros socorros, o grupo sentiu a necessidade de vivenciar na prática os procedimentos importantes para fazer o primeiro atendimento”, destacou a coordenadora Giamara Franco.

A palestra apresentou momentos teóricos e práticos para entender quais as ações de prevenção são necessárias para evitar acidentes com os alunos na escola, e caso algum ocorra, também saber como proceder para prestar o atendimento de forma correta. “É muito importante que os professores e todos que estão na escola tenham conhecimentos básicos para intervir nas emergências até a chegada do socorro especializado, mas ainda mais importante é ter uma consciência preventiva, tentando eliminar as situações de perigo. É com esse intuito que trabalhamos essa palestra hoje” relato o Sargento Carvalho.

A gestora da escola, Márcia Bernardi destaca que esta palestra foi uma das ações programadas para esse dia de Parada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, justamente para que todos os profissionais da escola pudessem acompanhar, “conhecer como prevenir os acidentes e como atender as ocorrências que acontecem é muito importante no dia a dia da nossa escola, já que temos um grande número de crianças juntas” finalizou.