Background

Notícias

Dia Nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente

Compartilhar

Chapecó, 17/05/2019, sexta-feira – Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi instituído em 1998, como um dia de luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais. A escolha da data relembra um crime bárbaro que ocorreu em 18/05/1973 envolvendo uma criança de 08 anos que foi drogada, espancada, estuprada e morta. A campanha de conscientização tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Segundo a Secretária de Assistência Social de Chapecó, Ulda Baldissera, a Administração Municipal tem um olhar atento e sensível a esta problemática e executa serviços, que trabalham a prevenção, mas que também atendem as situações em que já ocorreu a violência, neste caso por meio dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS I e CREAS II. Ela ressalta também a importância deste trabalho ser executado de forma articulada no fluxo com os demais atores desta rede de proteção às crianças e adolescentes. Foram registrados no CREAS I, em 2018 – 47 casos de violência sexual e em 2019 já foram 18 casos registrados. Já no CREAS II, em 2018, foram registrados 35 casos de violência sexual, e em 2019 foram 25 casos.

Muitos prejuízos emocionais são causados nas vítimas de violência. As crianças podem apresentar alterações comportamentais, cognitivas e emocionais. As alterações comportamentais mais persistentes são: conduta hipersexualizada, fugas de casa, uso de substâncias, furtos, agressividade, alterações de sono e alimentação, isolamento social e comportamentos autodestrutivos. Podem ocorrer também alterações cognitivas, sendo normalmente evidenciadas na baixa atenção e concentração, dissociação, refúgio na fantasia, baixo rendimento nas atividades escolares e crenças distorcidas, como sentir-se culpado pelo abuso, diferença na relação entre pares, desconfiança e percepção de inferioridade e inadequação. As alterações emocionais normalmente verificadas estão ligas a sentimentos de medo, vergonha, culpa, ansiedade, tristeza, raiva e irritabilidade.

CREAS

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento as famílias com um ou mais de seus membros, em situação de ameaça ou violação de direitos, que inclui a violência sexual e ou exploração sexual. Os serviços prestados no CREAS visam o acesso dos usuários aos seus direitos, a promoção e fortalecimento dos vínculos familiares e da função protetiva das famílias, a fim de superar as condições de risco e violação de direitos e para que essas problemáticas não se perpetuem de forma transgeracional. Em Chapecó são dois CREAS que realizam este trabalho e o que os diferencia é a área de abrangência. O CREAS II está localizado na Rua Clevelândia, nº. 540 D, bairro Jardim Itália, telefone: (49) 3322-1948. O CREAS II está localizado na Rua Anselmo Santa Catarina nº. 697 E, bairro Presidente Médici, telefone: (49) 3329 3572.

Denúncias

É importante que ao tomar conhecimento ou suspeitar de uma situação de violência os cidadãos tenham o compromisso de realizar a denúncia aos órgãos competentes, essa atitude pode salvar uma vida. A verificação e o registro de denúncias devem ser realizados nos órgãos e canais competentes como a Delegacia e Disque 100,Conselho Tutelar. Em Chapecó há a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI.