Exposição Polícia & Sociedade destacará segurança pública

Chapecó, 21/05/2019, terça-feira – Inicia em Chapecó, nesta quinta-feira (23), no Museu de História e Arte de Chapecó, a Exposição Polícia & Sociedade. O objetivo é promover um diálogo com a comunidade sobre a temática da segurança pública, focando alguns aspectos históricos e contemporâneos sobre o tema que leve o público visitante a superar as concepções do senso comum sobre a temática. O agendamento de visita à exposição com mediação para grupos pode ser realizada pelo telefone (49) 3321 8509 ou pelo e-mail museueducativo@chapeco.sc.gov.br. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.

A exposição surgiu a partir de uma coleção de objetos e documentos que foram recolhidos pela Polícia Civil de Chapecó e que no Museu de História e Arte de Chapecó. A exposição apresenta alguns aspectos históricos e contemporâneos da segurança pública, através da cultura material produzida sobre este tema, objetivando a reflexão a partir desta perspectiva, e por fim, o questionamento das soluções fáceis e dos estereótipos populares sobre a temática da Segurança Pública. Na quinta-feira (23) haverá um seminário que busca ampliar as discussões sobre a Segurança Pública em Chapecó, seja a partir de estudos acadêmicos sobre o tema, seja conhecendo as problemáticas e propostas de enfrentamento que alguns órgãos locais ligados diretamente à segurança pública estão buscando ao tratar a questão. O evento é aberto à comunidade.

O Seminário: Polícia & Sociedade: Desafios e Soluções da Segurança Pública em Chapecó busca ampliar as discussões sobre a Segurança Pública em Chapecó, seja a partir de estudos acadêmicos sobre o tema, seja conhecendo as problemáticas e propostas de enfrentamento que alguns órgãos locais ligados diretamente à segurança pública estão buscando ao tratar a questão. O evento é aberto à comunidade. Os palestrantes serão Wagner Meirelles, Delegado Regional de Polícia Civil, Irme Salete Bonamigo, Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora da UNOCHAPECÓ e pesquisadora das violências em Chapecó, Erni Jose Seibel, Doutorado em Ciência Política pelo Freie Universität Berlin, Alemanha . Professor da UFSC e pesquisador da área de segurança pública, um representante da Penitenciária Agrícola de Chapecó, falando sobre o sistema carcerário regional.