Background

Notícias

Semana Nacional do Microempreendedor Individual

Compartilhar

Ações dessa semana são estratégicas para ampliar ainda mais o número de profissionais formalizados


Chapecó, 22 de maio de 2019 - As ações da Semana do Microempreendedor Individual (MEIs) em Chapecó seguem intensas na Sala do Empreendedor e na sede da coordenadoria regional Oeste do Sebrae/SC. Além de atendimento especial para formalização e esclarecimento de dúvidas, esse público têm a oportunidade de participar de oficinas gratuitas que capacitam para gestão e inovação de seus negócios. As atividades seguem até esta sexta-feira (24).

O secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, destaca que a sintonia com o Sebrae/SC é de grande importância para a concretização da Semana do MEI, que em Chapecó integra as ações do Programa Cidade Empreendedora. “Temos um respeito grande demonstrado pela Administração Pública Municipal no momento em que foi feita a duplicação da Sala do Empreendedor em espaço e atendimento para suprir a demanda, o que contribuiu para que, em um ano, aumentássemos em quase dois mil o número de MEIs em Chapecó. Hoje são mais de 8 mil no município”, afirma ao complementar que esse crescimento representa muito no que diz respeito a dois pontos: o primeiro é oportunizar a contribuição para a economia do município com a geração de emprego e, mais do que isso, é a diversificação de atividades.

O secretário destaca, ainda, que as universidades e entidades empresariais exercem papel muito importante, mas o Poder Público tem que ser o animador do processo. “Temos pessoas formadas na área de direito, economia, administração, contabilidade e arquitetura para orientar no que diz respeito a qualquer situação referente a essa área. Pela primeira vez temos uma diretoria de empreendedorismo em uma reforma administrativa. A Prefeitura criou essa estrutura com uma diretoria e uma gerência para cuidar disso e o Sebrae tem sido grande parceiro com relação às consultorias, capacitações e outras ações para fomentar o empreendedorismo. A Semana do MEI é uma importante ação para consolidar ainda mais o trabalho que viemos desenvolvendo”.

Além dos atendimentos individuais, o evento conta com capacitações. A primeira oficina da Semana do MEI em Chapecó teve como tema “Aprendendo sobre marketing Digital” e ocorreu nessa terça-feira (21). A capacitação foi ministrada pela consultora credenciada ao Sebrae/SC, Veridiane Endres, especialista em marketing digital. Com mais de seis anos de experiência na área, Veridiane também esteve com grandes nomes do marketing digital, como: Erico Rocha, Camila Porto, Ramon Tessmann, Gabriel Rockemback e outros. Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a ação reforça o atendimento oferecido durante o ano todo tanto no Sebrae/SC quanto na Sala do Empreendedor de Chapecó. “Trata-se de mais uma estratégia para cumprirmos nossa missão de fomentar o empreendedorismo e aumentar a competitividade dos negócios”.

Programa Cidade Empreendedora

Em alguns municípios (Abelardo Luz, Concórdia, Chapecó), a iniciativa integra também as ações do Cidade Empreendedora promovido pelas Prefeituras com apoio do Sebrae/SC. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Programa permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas para apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Chapecó aderiu neste ano ao ciclo II do projeto com o objetivo de dar sequência às ações, mas agora, com um nível maior de complexidade.