Background

Notícias

“No tempo dos dinossauros” é tema de projeto no CEIM Aquarela

Compartilhar

Chapecó, 11/06/2019, terça-feira – O tema dinossauros é sempre muito atrativo para as crianças, pois ficam encantadas com as características peculiares desses animais. Por isso o Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Aquarela, realizou uma exposição com os trabalhos confeccionados no Projeto “No tempo dos Dinossauros” desenvolvido pela professora Maristela Garlet Muller. Os alunos envolvidos foram da turma do pré-escolar e o objetivo foi conhecer a origem dos dinossauros, seu habitat e suas características, oportunizando às crianças diversas atividades para a compreensão da história desses animais.

A professora utilizou imagens, filmes e pequenas histórias narradas para as crianças aprenderem sobre o tema. Eles confeccionaram painéis com desenhos das variadas espécies de dinossauros, dos locais onde viviam e dos alimentos que comiam. Também confeccionaram fantoches de vara e dedoches dos dinossauros criando suas próprias dramatizações.“As crianças demonstraram grande interesse por esses grandes animais, trabalhar este tema despertou a curiosidade dos alunos e contribuiu para cativar a atenção de todos” salienta a professora.

Uma das principais atividades que as crianças realizaram foi com a ajuda da família. Cada uma construiu o seu dinossauro preferido, com materiais recicláveis e depois fizeram uma exposição das esculturas. “Eu construí um Tyrannosaurus Rex” relata o aluno Gabriel de 05 anos. “Eu fiz junto com a minha mamãe uma Patassaura, eu gostei” relata a aluna Yasmim da Fonseca, também de 05 anos. Depois da exposição, as crianças utilizaram as esculturas construídas como brinquedo para interagir com os colegas. As crianças participaram ativamente do processo, brincaram, se divertiram e aprenderam. “Foi muito bom ver a participação das famílias no desenvolvimento do trabalho” relata a Gestora do CEIM, Guilhane Melo.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a importância do trabalho que englobe uma diversidade de temas na Educação Infantil. “Isso oportuniza situações nas quais as crianças podem desempenhar um papel ativo na construção do conhecimento”, finalizou.