Projeto estimula cuidado com a mente e o ambiente

Chapecó, 12/06/2019, quarta-feira – O projeto “Cuidar de mim, cuidar de ti, cuidar de nós: mentes e ambientes” está sendo realizado com os alunos de 2° a 5° ano da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnosky no bairro Efapi, na Oficina de Horta, Jardinagem e Meio Ambiente.

O projeto é proposto pela professora Luciane da Rosa e tem como objetivo compreender a importância de cuidar de si mesmo, do outro e dos ambientes que nos circundam e os reflexos desses cuidados na vida de cada um de nós. Entre as atividades realizadas no decorrer do projeto está uma a horta e jardim da escola, que oportuniza a reflexão sobre os métodos de plantio e os agrotóxicos. Já com a jardinagem, mostra aos alunos uma reflexão sobre o embelezamento escolar, do lugar onde moram e da cidade em que vivem.

Para a professora Luciane da Rosa as atividades práticas oferecidas pela oficina constituem de um atrativo diferenciado para os estudantes, pois possibilita que estes se tornem protagonistas dos trabalhos desenvolvidos, assim como estimula o trabalho em grupo, a partilha o cooperativismo. A professora explica que o projeto tem o envolvimento além dos alunos, das famílias e o do grupo de professores que consomem as frutas, hortaliças, sabão, bucha vegetal e demais produtos que são confeccionados e colhidos nas horta.

A aluna Nicoli Formenton de 10 anos gostou das atividades. “Eu amo esta oficina. Além de ficar em contato com o meio ambiente, trabalhamos juntos é muito legal”, comentou. Já a aluna Sara Eloisa Ferreira de 11 anos notou a diferença no comportamento dos colegas. “Antes ninguém colaborava com nada. Depois do trabalho em grupo, a turma mudou muito, tenho mais vontade de vir pra escola, além da conscientização ambiental”, finalizou.