Background

Notícias

Lixo Zero Chapecó realiza Oficina de Compostagem

Compartilhar

O Programa Lixo Zero Chapecó realizou mais uma ação de mobilização da comunidade no último sábado, 13 de julho. A I Oficina de Compostagem de Chapecó aconteceu, no Espaço Pedagógico de Compostagem e Agricultura Urbana, que fica no pátio da Prefeitura de Chapecó. 62 pessoas se inscreveram e aproveitaram a oportunidade.

O objetivo da Oficina foi ensinar a população a valorizar os resíduos compostáveis (restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, erva mate, borra de café, entre outros), por meio da compostagem domiciliar. Dois modelos de compostagem foram demonstrados:

  • Método Lages de Compostagem: compostagem de chão, indicada para locais com espaço externo (casa com pátio, por exemplo). A oficina é realizada pelo criador do método, o Dr. Germano Güttler, professor do Departamento de Agronomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
  • E o Minhocário: compostagem em baldes com minhocas, indicada para espaços pequenos ou sem área externa (apartamentos e escritórios, por exemplo). Essa oficina é ministrada pela consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, com mais de quatro anos de experiência em compostagem, Maria Gabriela Knapp.

Os participantes tiveram a oportunidade de confeccionar o seu minhocário no dia, em baldes apropriados. A bióloga de Chapecó, Marina Petzen esteve na Oficina e avaliou a atividade. “Felicidade enorme em ver tanta gente bacana, preocupada com o descarte correto dos resíduos, engajada em melhorar a nossa cidade e multiplicar as boas práticas”, destacou.

Por que realizar a compostagem?

A compostagem possibilita que fechemos o ciclo do alimento, ou seja, ao realizar a compostagem tem-se como produto final um adubo de alta qualidade, cheio de nutrientes que podem ser usados em hortas e floreiras. “Quando se valoriza os resíduos compostáveis, impede-se que haja a mistura com os resíduos recicláveis, gerando o famoso ‘lixo’, e assim você exerce seu papel como cidadão”, destacou a Gerente do Departamento de Resíduos Sólidos de Chapecó e Coordenadora do Programa Lixo Zero no Município, Vanusa Maggioni Cella.

O que é ser Lixo Zero?

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O objetivo é provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com o lixo.

O Lixo Zero é uma meta:

- Ética: de responsabilidade das pessoas;

- Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;

- Eficiente: separação correta;

- Visionária: visão sobre o futuro.

Hoje, no Brasil, não há nenhuma cidade Lixo Zero. Na Itália, existem 270 Municípios que já alcançaram o conceito. O Programa Lixo Zero Chapecó foi lançado em 12 de fevereiro de 2019. Um dos objetivos é diminuir o volume de rejeitos e aproveitar o orgânico em compostagens.

Chapecó, 15 de julho de 2019 - segunda-feira